Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

18  09 2010

Trompe l’oeil na Azinhaga das Galinheiras

A Azinhaga das Galinheiras há muito que é conhecida não pela arte, mas por outras questões sociais. Foi uma da antigas azinhagas de Lisboa que ligavam a cidade à quintas da periferia, e se viu primeiro abandonada e degradada e depois absorvida por bairros de lata.

Os projectos de realojamento e apoio social começaram a dar frutos e esta zona de Lisboa ganhou alguma vida e perdeu parte da má fama que tinha. Os sinais mais evidentes de degradação desapareceram, mesmo que tal tenha significado muitas demolições.

E foi numa das esquinas mais escondidas que fui surpreendido por uma pintura mural pouco comum actualmente. A geração dos graffiti não tem paciência para obras que demorem mais de algumas horas a executar e foge a sete pés dos pincéis. Latas de tinta em spray e canetas grossas são os seus instrumentos preferidos.

Na Azinhaga das Galinheiras
Trompe l’oeil

Aproveitando uma parede recentemente recuperada e pintada de branco, tão grande que parecia um muro de prisão, alguém se lembrou de dar um pouco de vida à rua. Na falta de moradores da Lisboa Antiga, pintou-se a fachada de uma dessas casas. É o retrato de uma Lisboa de há cinquenta anos, altura em que os vasos com patas-de-cavalo à porta, como na pintura, eram frequentes.

Talvez por ter sido algo de completamente inesperado e algo deslocado, mas, simultaneamente, perfeitamente integrado no resto do casario, esta pintura chamou-me a atenção. Os moradores da zona também devem gostar dela.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Trompe l’oeil na Azinhaga das Galinheiras”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Obrigado por ter publicado o meu desenho, daqui fala Jorge Teixeira o autor, estou lhe emensamente grato por tudo!!!

  2. Eu é que agradeço pela obra de arte! E julgo que a vizinhança também.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »