Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2010

Saudades de Angola

Nos últimos tempos, têm-me muitas vezes perguntado se sinto saudades de Angola. A resposta é quase sempre a mesma: Sim e não.

Sim, sinto saudades dos amigos que fiz. Não sinto saudades nenhumas dos polícias e outros que me chamavam de amigo na rua. Sinto saudades das paisagens e dos horizontes largos de África, mas não me faz falta a lembrança das minas enterradas sabe-se lá onde.

Jangada da Cabala

Paisagem angolana

Não sinto quaisquer saudades do trânsito ou das obras nas estradas ou da lama das ruas, mas sinto saudades das conversas com o G. a caminho do Huambo e da minha Mãe negra, que também era mãe dele.

Ao fazer o balanço da estada em Angola, há certamente coisas que recordarei cheio de saudade e outras, as menos boas, irão desaparecendo da memória.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

7 respostas a “Saudades de Angola”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Pois esse é o principal problema das saudades que temos de Angola. Há um certo misto de amor e ódio. Há as paisagens, o cheiro, a calma das regiões remotas de Luanda, o Mussulo, a Ilha ds Pássaros, as quedas de água…Mas também há os polícias à cata de gasosa, a falta de água, o lixo e os maus cheiros de Luanda e como despedida aquele bando de patifes na alfandega do aeroporto de Luanda. Uma pesoa acaba sempre por prometer a si própria nunca mais lá por os pés.

  2. Faz hoje precisamente 35 anos que cheguei a Portugal. Na altura a palavra ainda me fugia para “Metrópole”.
    Nesse mesmo dia 5 de Outubro de 1975, à hora que eu deixava Luanda, estava a nascer, sem que eu soubesse da existência dele, aquele que havia de ser o meu genro, ou melhor, um novo filho.
    Coincidências?…

  3. Optimo!
    Este é mais um blog que me dá conhecimento do que se passa na terra que aprendi a amar. Optimos assuntos que aqui encontro, continuem! Já sou seguidor, seja meu tambem em:

    http://www.angolaeseusfilhos.blogspot.com
    http://www.congulolundo.blogspot.com
    http://www.minhaalmaempoemas.blogspot.com

    Um abração e felicidades.

  4. Mais coincidências seriam difíceis.

  5. “Aqueles que passam por nós,não vão sós, não nos deixam sós.
    Deixam um pouco se si, levam um pouco de nós.”

    Antoine de Saint-Exupéry

  6. Haverá melhor descrição para a alma do viajante que se deixa contagiar pelos povos que conhece?

  7. Melhor, acho que não.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »