Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  11 2010

Eng.º Duarte Pacheco

O Eng.º Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas de Salazar, foi um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento das vias de comunicação em Portugal. A ele se deve também a criação do parque de Monsanto, hoje o pulmão de Lisboa, bem como os primeiros bairros sociais e auto-estradas.

As obras monunentais da época, como sejam a Fonte Luminosa e o Estádio Nacional, bem como a abertura das Avenidas Novas e a organização da Exposição do Mundo Português foram também fruto do trabalho deste estadista.

Infelizmente, conduzia demasiado depressa nas novas estradas que mandou construir e acabou por morrer na sequência de um acidente numa delas, às portas de Vendas Novas, a 15 de Novembro de 1943. Faz hoje 67 anos.

Ainda hoje lá está o monumento marcando o local, que tem sobrevivido aos alargamentos da estrada e condutores menos prudentes.

dpacheco
Monumento a Duarte Pacheco

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Eng.º Duarte Pacheco”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Infelismente, do monumento desapareceu, un volanted de automovel feito en bronze, que estava ao pé do monumento, au que parece ofericido segundo consta, pelos chauféres Portugueses

  2. Há sempre gente que desrespeita a memória alheia. O volante foi provavelmente roubado para vender o bronze.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »