Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

28  10 2010

Azulejos comerciais

Decerto já adivinharam que, para além das portas antigas, não resisto a fotografar também azulejos. Tenho a felicidade de morar perto de Lisboa, onde há ainda muitas ruas com ambos estes motivos.

A propósito de painéis de azulejos e letreiros antigos, andei a rebuscar as fotografias que fiz nas últimas semanas em Lisboa. Procurei mais algumas destas marcas do passado.

Restaurante «O caminho do castelo»
«O caminho do castelo», perto do teatro romano de Lisboa

Tal como os letreiros da Luanda colonial que ainda se descobrem nas esquinas da capital angolana, também estes nos remetem para um passado que parece ser já muito distante.

Música do Oriente
Na Av. Cinco de Outubro

Acho curioso como aquilo que talvez se considerasse supérfluo nos tempos áureos do negócio seja exactamente o objecto que lhe sobrevive.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Azulejos comerciais”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Caro Afonso,
    Já recebi os livros e inicei a leitura, pois tenho de lhe dizer, que apesar de já conhecer parte dos textos, tenho de reconhecer o seu apurado espirito de observação e a forma como entendeu a sociedade angolana, os meus parabéns.
    Digo-lhe mais eu aconselharia aos n/compatriotas e não só, que um dia pensasse ir viver e trabalhar para Angola, que lessem o seu livro, pois levariam muitas informações preciosas. Mas como tudo na vida é sempre fundamental SENTIR o pulsar daquele imenso e fascinante.
    Um abraço
    M Ramos

  2. Tenho recebido essa mesma impressão de outros leitores, tanto do Aerograma virtual como do livro, que o encaram como um manual do expatriado. Talvez as peripécias que me coloriram a vida em Angola possam preparam quem as vai enfrentar pela primeira vez.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »