Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

26  10 2010

Cachorros Zambargonhados

Continuando na senda de antigos letreiros, aproveito para dar um saltinho até terras de Miranda, onde há ainda muitas marcas de um passado menos puritano que o herdado dos tempos vitorianos.

Os edifícios mais antigos, especialmente os construídos com recurso a bons canteiros, costumam ter os cachorros, peças salientes das fachadas, decorados. São pequenas peças escultóricas que distinguem não só o edifício, como os proprietários, consoante a temática escolhida.

Na grande maioria dos casos, passam despercebidos, mas há outros que dominam de tal modo as fachadas que o resto da obra se torna acessória. A casa dos cachorros zambargonhados, dizem-nos, mostrava a quem quisesse ver, um verdadeiro Kamasutra ilustrado em Mirandês, e que nem o facto de estar a dois quarteirões da Sé Catedral deixava os Bispos corados.

Cachorro zambargonhado
Um dos Cachorros

O resto da casa é muito interessante, incluíndo o brasão picado que se julga ter sido dos Távoras, inimigos derrotados do Marquês de Pombal, mas com os cachorros lá no alto, quem a visita entra e sai de olhos postos no primeiro andar e ignora por completo as janelas de canto e os baixos-relevos.

casazambargonhada
A casa dos cachorros

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »