Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  11 2010

Na lagoa há sapinho, no forno assa pão

Como preparação para um almoço em família, ocupei algumas horas a fazer pão. Foram algumas horas bem passadas entre amassar, levedar, dobrar, levedar e, finalmente, cozer – ou assar, como se diz em quase todo o Brasil.

Por terras lusas, o pão, apesar de ir ao forno, diz-se que é cozido quando ao cozido se associa água a ferver. Da mesma forma, quase tudo o que vai ao forno é considerado assado, até as batatas doces que às vezes se assam no mesmo forno em que se coze o pão.

Na verdade, um assado não o é apenas porque foi ao forno. Ao assado associa-se sempre um exterior mais queimado do que o do pão. O pão coze na própria água da massa mas, se calhar, podemos dizer que o pão está assado se o cozermos demais…

Questões de semântica à parte, após uma longa hora de espera, com o pão a crescer e crescer no forno e a ameaçar não mais lá caber, ficou pronto.

Pão
Não é a faca que é pequena

O resultado final foi muito bom, pelo menos na parte que toca ao aspecto. Agora falta prová-lo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Na lagoa há sapinho, no forno assa pão”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Eu comi desse pão e estava bom… até levou o Tomás a subir ao escadote que estava ao lado da mesa e empoleirar-se na dita, só para chegar ao pão.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »