Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

16  11 2010

Acabaram os guardadores de vacas e de sonhos

Os fenómenos de desertificação do interior e envelhecimento da população rural não se vêem apenas nas casas abandonadas e campos incultos, vêem-se nas caras e rugas dos que resistem e no que fazem para preservar o seu modo de vida.

Há algumas décadas, as crianças do campo cresciam também a guardar gado. Hoje em dia, poucos pastores restam e os últimos rebanhos reduziram-se a algumas cabeças de gado por aldeia. São os mais velhos que agora, sem escolha, guardam cabras enquanto os mais novos emigram. Nunca regressarão. Estão demasiado desligados da terra para o fazer.

Pastora
Pastora

A escola abre portas que nunca mais se fecham. Quem estuda não quer tornar a apascentar gado ou ao trabalho duro do campo. Apenas o equacionam em momentos de desilusão, como Fernando Pessoa e a sua pobre ceifeira que canta.

Mas os velhos a guardar o gado são apenas o reflexo do fim de algumas tradições. O conhecimento deixou de se transmitir de mestre para aprendiz. Não há quem queira dedicar a vida a saberes ultrapassados, até porque as aspirações modernas não se saciam com tradições oriundas da subsistência.

Será que as futuras gerações compreenderão a verdadeira dimensão da vida do guardador de vacas e sonhos de nome Constantino?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »