Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12 2010

Aventura Culinária: Bolachinhas

Após um interregno de longos meses, é altura de retomar um dos temas mais pedidos – as aventuras culinárias – devidamente ilustradas com fotografias de receitas mais ou menos inventadas, com ou sem beringelas e banana-pão.

Da última vez, por altura do Natal, as filhoses tiveram direito às luzes da ribalta. Agora, como surpresa para a apresentação do livro, mostro como foram feitas algumas das bolachinhas que poderão ser provadas no Sábado.

Ingredientes
Ingredientes

Os ingredientes são poucos. Resumem-se a 200 g de farinha sem fermento, outros tantos de margarina, 60 g de açúcar em pó, uma colher de café de aroma de baunilha e uma pitada de sal.

Com muita convicção, especialmente se o dia estiver frio, ou com uma batedeira eléctrica, mistura-se a margarina e o açúcar em pó até obter um creme homogéneo. O açúcar em pó pode ser feito com açúcar granulado normal e a a ajuda de uma picadora. Depois junta-se o aroma de baunilha e bate-se mais um pouco.

Creme
Creme

Mistura-se o sal na farinha e junta-se à margarina e açúcar. Sem grandes pressas, envolve-se tudo até que torne a ser uma massa homogénea e moldável.

Misturando a farinha
Misturando a farinha

Amassa-se um pouco e faz-se um grande disco que se embrulha em película aderente e guarda no frigorífico cerca de uma hora. A massa fica mais fácil de moldar e cortar fria.

Disco de massa
Pronta para o frio

Durante a hora seguinte há tempo para escolher as formas com que se vai cortar as bolachinhas. Se não houver moldes à mão, um copo de rebordo fino fará o mesmo efeito.

Na pedra ligeiramente enfarinhada, estende-se a massa com o rolo. O objectivo é ficar com uma placa de espessura uniforme. Entre 6 mm a 1 cm é o ideal. Para facilitar o trabalho, usei dois pauzinhos chineses como guia do rolo. Os mais hábeis ou confiantes nas capacidades de controlo do rolo podem dispensá-los.

Cortando a massa
Cortando a massa

Entretanto, liga-se o forno e acerta-se o termóstato para os 180º. Convém estar quente quando se começar a cozer as bolachinhas porque senão podem perder a forma enquanto aquece.

Cortam-se as bolachas e colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. As sobras de massa tornam-se a amassar e cortar até que se encha o tabuleiro. As quantidades de ingredientes dão para pouco mais de um tabuleiro, dependendo da espessura das bolachas.

Prontas para o forno
Prontas para o forno

Se o tempo estiver quente, coloca-se o tabuleiro um quarto de hora no frigorífico, para que a massa fique mais dura e as bolachas não percam a forma antes de cozerem.

Com o tabuleiro a meio do forno, demoram entre 10 a 20 minutos a cozer. Assim que começarem a mudar para um tom torrado estão prontas. Tiram-se e põem-se a arrefecer numa grelha.

Bolachinhas
Et voilá!

Os mais gulosos podem mergulhar um cantinho destas bolachas em chocolate derretido e obtém uma imitação de sortido húngaro.

Se ainda não houvesse razões suficientes para vir à apresentação, poder provar o fruto de uma aventura culinária é mais uma.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Aventura Culinária: Bolachinhas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Até fazem água na boca… sábado não escapam!

  2. Estão lindas, pode ser até que nos motivem a fazer uma segunda tentativa de fazer bolachinhas em casa. A primeira vez eu e o rui tentámos e distraímo-nos com o tempo no forno e o resultado não foi famoso e ainda por cima era para fazer uma surpresa muito especial a uma amiga do rui também muito especial!…
    No Sábado tenho uma reunião em Setúbal, está previsto acabar cerca das 14 horas, se se prolongar e vires que não estou a tempo, o que me deixaria mesmo tristinha ;( …, peço-te para guardares uma bolachinha no bolso para mim!

  3. Quem sabe teremos em breve um novo livro de receitas?

  4. É uma ideia que já me passou pela cabeça!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »