Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12 2010

Baía de Luanda

Há cerca de um ano, publiquei um artigo acerca dos nomes dos negócios que surgiram após 1975 um pouco por toda a grande Lisboa. Invariavelmente, remetiam para lugares míticos que hoje sobrevivem apenas nas memórias dos que lá viveram.

Por vezes, apenas o nome resiste, mas ainda há alguns letreiros da altura que não só evocam o sítio, mas também nos remetem para a época a que se referem, graças ao seu desenho.

Lavandaria Baía de Luanda
Lavandaria da década de 1970

A lavandaria Baía de Luanda fez parte dos meus dias quando trabalhei no centro de Lisboa e por lá passava a caminho do escritório. Ainda sem sonhar que haveria de conhecer Luanda, sempre gostei do letreiro de aspecto démodé.

Aproveitei uma das recentes idas à capital para o fotografar antes que alguém se lembre de o mudar.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Baía de Luanda”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Olá afonso,
    Espero que os preparativos para a apresentação de amanhã estejam bem encaminhados.
    Lá estarei.
    A propósito dos negócios cujos nomes estão relacionados com Angola , existe uma Pastelaria-restaurante no cruzamento da Av.Estados unidos com a Av. de Roma com o nome de …Luanda…(passe a publicidade)
    O curioso é que a sua existencia é anterior ao 25 de Abril e ainda mantém a mesma actividade e nome…assim continue porque além de ter qualidade(opinião minha) o nome Luanda trás como disse ,por quem lá passa e conheceu Luanda, memórias…muitas memórias…
    Um abraço
    Rui Rodrigues

  2. O cruzamento da Av. de Roma com a Av. dos EUA é um monumento à arquitectura tropical, com os seus edifícios altos e cheios de soluções inovadoras para aproveitar o Sol e a luz. A pastelaria Luanda está mais que enquadrada.

    Por curiosidade, em Luanda há uma pastelaria chamada Lisboa.

  3. devo dizer que, em meados dos anos 60, já a lavandaria funcionava. E bem.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »