Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12 2010

Balanço da apresentação

A primeira apresentação do livro superou todas as minhas expectativas. O Espaço Lavadouro revelou-se pequeno para as mais de cem pessoas que apareceram para conhecer o livro, a história do Aerograma e um pouco acerca da minha experiência em Angola. Foi uma noite longa, com muito nervoso miudinho e falando de improviso, sem rede (peço desculpa pelos muitos aaa e errr).

Havia caras familiares, mas também muitas, muitas caras novas. Algumas delas pertenciam a leitores que apenas conhecia dos comentários deixados ao longo dos anos. O moderno mundo das comunicações electrónicas tem destas coisas, há pessoas de quem não conhecemos as caras, mas com quem partilhamos muito e é uma excelente surpresa quando, finalmente, nos cruzamos.

Falei um pouco do que me levou a Angola, do que motivou a escrita no blog e da história do livro, com as sucessivas revisões e cortes até atingir a forma final. Para transmitir um pouco do que significa o livro, houve três leituras, uma das quais pela grande surpresa do serão, a própria Conceição Carvalho, que se deslocou propositadamente da Lousã a Queluz.

Encadernação tosca
Uma das primeiras versões do livro mostradas

No final, para não tornar a sessão um monólogo aborrecido, deixei que fosse a plateia a tomar as rédeas aos assuntos, fazendo perguntas e comentários. Mostraram-me que África marca realmente as almas. Deixa cicatrizes fundas que não sei se devam ser mexidas, pois despertam sempre um turbilhão de emoções.

Durante a sessão de autógrafos, que durou mais de uma hora, pude ainda partilhar mais uns episódios, cara-a-cara, como as histórias que tive o privilégio de escutar em Angola.

Esta apresentação pública do livro fechou um capítulo importante. Posso respirar fundo, com a sensação de dever cumprido. Haverá mais algumas, ainda em datas e locais a determinar, mas a mais difícil, aquela onde as dúvidas ainda se sobrepõem às certezas, já passou.

Fotografias ainda não tenho. Costumo ser o fotógrafo de serviço, mas estive nas luzes da ribalta. Sei que houve quem as tirasse e aguardo que me enviem algumas para aqui as publicar.

Tenho de agradecer ao Grupo Coral de Queluz, que tão amavelmente cedeu as suas instalações, à minha família (a Cristina, a mana, a mãe, os sogros e cunhados), que fez do evento um sucesso e em especial a todos os presentes, que são a parte mais importante do Aerograma.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

9 respostas a “Balanço da apresentação”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Nós é que agradecemos.
    Vi lá uma lágrima que tinha nela concentradas todas as componentes que justificam muitas das visitas ao teu blog.

  2. O orgulho em ti é mais que muito!
    A apresentação do livro foi um sucesso!
    Da minha parte podes contar sempre com o meu apoio incondicional.
    Amo-te muito!

  3. Afonso,

    Gostei muito, como vê o nervoso miudinho faz maravilhas.
    Cumprimentos a toda a família que o apoiou e um beijinho á Cristina pelo carinho com que me recebeu,e compreendeu…a emoção tomou conta de mim…

    Sim São ,também vi por lá uma lágrima,A Mãe Preta ,diria a Mãe Africa ,marcou o Afonso,Angola está no coração dele para sempre.

    Independentemente do local da próxima aventura(Cá ou lá no resto do Mundo) continue sempre com esse espirito.Conhecer e dar a conhecer.

    Um forte abraço ,Kandando

    Rui Rodrigues

  4. Houve muita emoção condensada na apresentação. O tema marca muito.

  5. OLá Afonso!
    Nunca tinha assistido a um evento deste tipo, mas devo dizer-te que colocaste a fasquía muito alta! Foi surpreendente ver a emoção, a partilha, mas sobretudo a forma como , na simplicidade , se consegue chegar de forma tão genuina aos outros!
    Obrigada pelo teu livro! Está lançado…e chegou tão longgeeeee!
    Muitos beijinhos para ti e para a Cristina que é uma grande mulher!

  6. Obrigado pelo encorajamento!

  7. A apresentação foi fantástica, emocionante e gostei imenso.
    Gostei igualmente de ver estampado no rosto das três mulheres
    da tua vida, o maior orgulho.
    Estou ansiosa para começar a ler o Livro, o primeiro…
    Um super xi-coração
    Maria Amélia

  8. Boa neoite, Afonso!

    Parabéns pelo lançamento do livro. Tive muita pena de não poder ir, mas as distancias (apesar de bem menores do que em Angola) não deixam de ser um obstáculo… valha-nos a web…

    Devo dizer que o teu livro já é um sucesso cá em casa… e ficará sempre ligado a nós…

    Felicidades para ti… muito sucesso…

    Ana e Fernando

    Vamos continuar a acompanhar o teu blog.

  9. Sei perfeitamente que houve muitos que estiveram presentes apenas em espírito. Mas fazem parte do Aerograma.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »