Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

20  12 2010

Reencontro inesperado

Há dias em que me convenço de que o mundo é apenas um palco de teatro e todas as personagens estão atrás da cortina, a meia-dúzia de passos de nós, à espera da deixa para entrarem em cena, de tal modo são improváveis os reencontros com as pessoas que achamos nunca mais voltar a ver.

Ainda no meu primeiro ano em Luanda, cruzei-me com um angolano algures na Baixa, talvez no Clube de Ténis. Sei que trocámos algumas palavras, mas não me recordo se a conversa foi curta ou longa, nem sequer do tema. Sabia, isso sim, que nos separámos sem sequer conhecer o nome um do outro. Mas também é verdade que esse episódio não foi único e deixei muitas conversas interessantes interrompidas um pouco por todo o mundo.

No passado dia 16 de Dezembro fui a Lisboa, para assistir à apresentação do novo livro do historiador Carlos Pacheco. A noite estava muito fria e a apresentação começou um pouco mais tarde, pelo que os convidados se começaram a juntar dentro da livraria do Diário de Notícias, fugindo do vento gelado. A um canto da livraria, entre os livros de capas berrantes editados para quem não sabe o que oferecer pelo Natal e os livros contabilidade e esoterismo, uma cara familiar. Não fui capaz de saber ao certo de onde, mas conhecia aquela figura.

No final da apresentação, enquanto aguardávamos pela nossa vez de ter um livro autografado, acabámos por tirar as dúvidas. Conhecíamo-nos de Luanda, da tal conversa que nenhum recordava, mas desta vez trocámos os nomes. Fiquei a saber que reencontrei João Paulo N’Ganga, o jornalista que escreveu livros sobre Holden Roberto e Bonga. O mundo é mesmo pequenino.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Reencontro inesperado”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Já fui muito feliz no jadim dos candeeiros!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »