Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

22  12 2010

Solstício de Inverno

O Solistício de Inverno ocorre quando o Sol, no seu percurso aparente pelo céu, atinge a latitude austral máxima. Este dia, data oficial para o início do Inverno, marca o meio da estação fria do Hemisfério Norte. É o dia mais curto do ano em termos de exposição solar, mas o mais longo em terras austrais.

Como o calendário solar difere ligeiramente do calendário gregoriano que utilizamos, o Solstício pode ocorrer a 21 ou 22 de Dezembro. Este ano ocorre perto da meia-noite do dia 21.

Os dias, cada vez mais curtos desde o Equinócio de Verão, em Setembro, começam agora a aumentar. O Natal, festa cristã que se celebra daqui a três dias, veio ocupar a data da celebração do Solstício de cultos anteriores.

Estes cultos solares ancestrais não celebravam o Solstício de Inverno no próprio dia, como faziam com o de Verão, mas alguns dias depois devido ao próprio movimento aparente do Sol. Até ao Solstício, descia no horizonte. Na véspera, no dia e no dia seguinte, aparentava nascer e pôr-se no mesmo ponto e só no dia 24 de Dezembro era possível assegurar que o Sol retrocedia e anunciava dias mais longos, numa espécie de renascimento. A festa ocorria a seguir ao pôr-do-Sol do dia 24, portanto.

Outra teoria para a celebração do Natal na noite de 24 para 25 de Dezembro prende-se com o estabelecimento da data oficial do Solstício de Inverno, segundo calendário Juliano, no dia 25. Mas, novamente, esta data foi definida para a celebração do Natal, para se sobrepôr aos cultos antigos.

Por outro lado, o nome da festa, ainda antes de se tornar uma celebração cristã, chegou a associar o culto do Sol com a palavra Natal. No séc. III, a festa do renascimento do Sol, celebrada no Solstício de Inverno, tinha o nome de Dies Natalis Solis Invicti (tradução aproximada: dia do nascimento do Sol invicto) – a maioria dos cultos solares defendiam que o Sol renascia, invicto, todos os anos, após uma luta titânica as forças da escuridão.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »