Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

02 2011

A dúvida

Embora faça os possíveis por ir variando os temas, é quase impossível evitar repetições. Há assuntos que merecem ser revisitados, nem que seja porque na altura procurei condensar o texto e tive de deixar algumas coisas de fora. Quando isso acontece, evito publicar a continuação do artigo nos dias mais próximos, para tornar o Aerograma um pouco mais variado.

Acontece-me ficar na dúvida se já escrevi ou não sobre determinado assunto e, como as notas no caderninho costumam tornar-se ilegíveis ao fim de algumas semanas – suspeito que pelo apodrecimento da caligrafia – sempre que começo um novo artigo, tenho de dar uma volta às notas mentais e avaliar se já o escrevi ou se apenas pensei na sua estrutura. É um grande dilema. Se estiver perto do computador sempre posso vir cá dar uma espreitadela, mas raramente começo a escrever logo no teclado.

Começar a escrever é sempre o mais difícil. No início, o texto é um monte de não-frases, trechos dispersos que se cruzam, riscos, gatafunhos. A seguir ordenam-se o melhor possível, mesmo que não façam grande sentido juntos e só depois o texto começa a surgir quase polido. É trabalhoso e, pelo meio, muitas das ideias originais foram postas de parte, quer para preservar o ritmo do texto, quer para o manter no tema. Daí que eu saiba que já escrevi sobre aquele assunto, mas fique sempre na dúvida se não terei cortado o trecho.

Há até fotografias que vou pondo de parte para quando chegar a altura certa de retomar certo assunto. Descubro, da pior forma, que esperei tanto que agora já não faz sentido retomar esse texto e a fotografia, tantos meses reservada, é um epitáfio ao artigo nado-morto.

Mandioca
E agora, o que faço com esta?

Felizmente que nem tudo são más notícias. Comecei o dia a tentar descobrir se já tinha escrito um artigo que imaginei há uns meses. Quando dei por mim, até já tinha dado destino a uma fotografia guardada desde 2008. E o artigo do qual tinha dúvidas ficou adiado por mais uns dias. Afinal de contas, ainda não tinha falado do assunto.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “A dúvida”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Os leitores podem sugerir pauta?

  2. Claro que sim!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »