Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  02 2011

As casas inclinadas

Os centros históricos das cidades holandesas são muito característicos, com as suas casas de tijolo escuro quase sempre inclinadas para um lado e encostadas à casa vizinha. O solo pouco consistente é propício a que haja assentamentos inesperados e, talvez por isso, as casas tenham quase sempre fachadas pequenas, uma vez que os edifícios maiores necessitariam de fundações muito mais caras para assegurar a estabilidade das paredes. Também devido à própria configuração dos canais, as casas tendem a crescer em comprimento, com um longo corredor encostado a um lado e os quartos do outro.

Casa inclinada
Casa a descansar encostada

As casas são de tal forma estreitas que até as caixas de correio são colocadas ao alto. E há portas tão pequenas que nos parecem completamente desajustada à estatura e porte dos holandeses que ainda hoje se parecem com os de Reubens.

Catedral de Delft
Catedral inclinada – nem as grandes escapam

Como é mais fácil perceber algo novo estabelecendo comparações com o que se conhece, procurei descobrir o que me lembravam estes edifícios compridos e estreitos. A resposta chegou depressa – o Porto. A mais burguesa cidade portuguesa também tem fachadas pequenas e casas que se estendem perpendicularmente à rua. Há muito tempo foi decidido que as fachadas do Porto poderiam ter apenas seis metros. Não terá sido, seguramente, pela fraca qualidade dos solos para fundações. Terá sido para imitar as cidades holandesas?

Caixas de correio
Caixas de correio verticais

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »