Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  02 2011

Museu de Arqueologia

Lisboa está de tal forma recheada de museus e curiosidades que decidir qual deles visitar é tarefa difícil. Os museus são quase todos especializados em áreas suficientemente restritas para que as suas colecções se possam apreciar devidamente. Não há por cá Museus Britânicos ou Louvres que concentrem quase tudo e façam com que se veja com atenção das primeiras duas horas de exposição e o resto seja visto a despachar, farto de levar encontrões de turistas distraídos. Temos museus com uma escala mais humana, ao que parece. Infelizmente, pagam-se entradas a preços do Louvre, o que torna o metro quadrado dos nossos museus muito mais caro.

No Largo do Carmo há um desses museus pequeninos, capaz de preencher um final de tarde com uma visita interessante. Fica entre o elevador de santa Justa e o quartel da Guarda Nacional Republicana onde se refugiou Marcelo Caetano em 1974. Se tiverem sorte, a sentinela de farda de gala, com direito a penacho branco no capacete e sabre reluzente, pode devolver um sorriso para a fotografia.

museu_arqueologia_1
As ruínas do Convento do Carmo

O Museu de Arqueologia está instalado nas ruínas do Convento do Carmo. O edifício foi arrasado pelo terramoto de 1755 e as tentativas subsequentes para o reconstruir terminaram da mesma forma que tantas outras – acabou-se o dinheiro e as obras pararam. A última ocorreu ainda no reinado de D. Maria I. Depois disso, apenas pequenas obras de conservação e consolidação.

Parte do museu é ao ar livre, debaixo dos esqueletos dos arcos que fechavam a nave central da igreja e hoje fazem parte do horizonte lisboeta, rematando os telhados do Bairro Alto. Aqui estão as cantarias e lápides menos delicadas, provenientes das ruínas dos palacetes de Lisboa dos sécs. XVII, XVIII e XIX ornamentos de jardim e outras pedras com memória.

Na zona da capela-mor estão instaladas quatro sala temáticas, com esculturas romanas, árabes e medievais. Na sala central há algumas peças que se tem a sensação de estarem deslocadas – duas múmias sul-americanas e um sarcófago egípcio, provavelmente fruto da febre das múmias que marcou a arqueologia do séc. XIX. Esta sala é também usada para o restauro de algumas peças importantes. Os técnicos mudam-se do laboratório para aqui e, para além de continuarem a trabalhar, conversam com os visitantes acerca do que fazem. É muito mais interessante do que ler a legenda das vitrines.

museu_arqueologia_3
Escultura medieval inglesa

Obviamente que descrever todas as peças do museu seria, no mínimo, fastidioso, mas há algumas que se destacam pelo seu significado, a saber, uma pequena estátua que se pensa representar D. Afonso Henriques, num estilo medieval que cativa pela sua ingenuidade, o túmulo de D. Fernando I, que partilha não só o estilo gótico como também muitos pequenos pormenores com os túmulos de D. Pedro I e Inês de Castro, em Alcobaça, ou não tivessem sido esculpidos com poucos anos de diferença.

museu_arqueologia_2
Pormenor do túmulo de D. Fernando I

Outro ponto alto que, curiosamente, se tem de ver olhando para baixo, é um modesto buraco no chão da capela-mor, a sepultura de D. Nuno Álvares Pereira, que morreu em 1431. Não é de estranhar que aqui tenha sido sepultado, pois foi ele quem mandou construir o Convento do Carmo após a morte da mulher e lá passou a sua última década de vida, sob o nome de Irmão Nuno de Santa Maria.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Museu de Arqueologia”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Estive no Convento do Carmo no ano passado. Havia uma pequena mostra de frases-poemas de Fernando Aguiar. Arqueologia misturada com poesia experimental. Gostei muito. Ainda vou escrever no blog sobre isso.

  2. mama muxima

  3. vaticano.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »