Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

22  07 2011

Requisitos mínimos

Pouco haverá a exigir a um dicionário para além de ser completo, conter verbetes elucidativos e ser de fácil consulta. Quanto aos primeiros critérios, diz o bom senso que quanto mais condensado for o dicionário, menor será o seu conteúdo e maior é a probabilidade de se encontrar remissões circulares ou tão resumidas que se tornam inúteis. Por isso, em caso de dúvida, escolhe-se o mais volumoso.

A facilidade de consulta depende essencialmente de dois factores. O primeiro é a legibilidade do tipo de letra usado. O segundo é a organização e ordenação dos verbetes. Nos dicionários temáticos podem organizar-se por categorias, mas a organização habitual é a alfabética, para que seja mais fácil encontrar a palavra pretendida. Quem se socorre de um dicionário para esclarecer dúvidas ortográficas tem um entrave adicional porque é preciso saber como se escreve uma palavra para a encontrar.

Resumidamente, o dicionário ideal é completo, com verbetes esclarecedores e com as entradas devidamente organizadas.

Argempel entre Arefece e Areia
Arefece, Argempel, Areia

O dicionário mais usado cá de casa cumpria todos esses requisitos até ao dia em que descobri o que queria dizer «Edição revista e actualizada». Tem verbetes desordenados. Numa altura em que a alfabetação já é feita de forma automática, não há desculpa.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »