Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

26  07 2011

Pelos caminhos de Portugal: Rua do Imaginário

Agora decide-se o nome das ruas antes sequer de terem vida e história próprias. As Câmaras Municipais coleccionam obituários e agrupam-nos em categorias para baptizar as ruas dos novos bairros.

Acabaram-se as ruas com nomes próprios populares. Só as encontramos nas partes mais antigas do tecido urbano. Alguns nomes são de fácil compreensão, mas há outros cujas origens não são tão evidentes.

Rua do Imaginário
Rua do Imaginário, em Évora

Mesmo no centro de Évora, a poucos passos da Praça do Giraldo, há uma dessas ruas de nome curioso. É a Rua do Imaginário. Desconheço a sua história, mas penso que só seja adequado que a tente imaginar.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Pelos caminhos de Portugal: Rua do Imaginário”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Segundo parece, existia nesta rua um artesão que produzia imagens de arte sacra (imaginário). Nada tem a ver com imaginação. Como o meu apelido é Imaginário e sou Eborense, tentei por curiosidade saber a origem do nome da rua.

  2. Tinha a convicção de que se tratasse de um topónimo com essa inspiração, mas sem saber ao certo a sua história, preferi deixar o assunto em suspenso. Obrigado pela achega.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »