Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2011

Pelos caminhos de Portugal: São João de Arga

Perto de Caminha, à vista do Rio Minho e de terras galegas, fica a Serra de Arga. Numa dobra apertada da sua face norte há um pequeno mosteiro encarrapitado num socalco. É uma construção rude, de granito talhado sem preocupações artísticas – funcional apenas. Apesar de pequeno e sem muito para ver, este conjunto é muitíssimo acolhedor.

O Mosteiro de São João Baptista da Serra de Arga costuma ser conhecido apenas por Mosteiro de São João de Arga. A pequena capela, de traça românica, julga-se ser de meados do séc. XIII, e os edifícios que desenham o pátio à volta do adro, muito mais recentes, serviam para hospedar os romeiros que faziam um dos ramos do Caminho de Santiago Português.

Mosteiro de São João de Arga
Mosteiro de São João de Arga

Esta hospedaria que hoje fica num local ermo tem justificação para existir. A Serra de Arga, apesar de pouco imponente, representa um obstáculo importante e o mosteiro fica exactamente no vale que liga à portela mais importante da Serra.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »