Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2011

Pelos caminhos de Portugal: Castelo Rodrigo

Um padrão recorrente em muitos monumentos portugueses desde a Alta Idade Média até ao final do séc. XIX é a existência de tabuleiros de jogo gravados nos muros baixos e degraus das escadarias. Há-os no claustro da Sé de Lisboa, nos muros do tanque do Chafariz de Borba, num banco em Évoramonte e em muitos outros lugares.

Numa pedra lisa, com espaço suficiente para dois jogadores se sentarem em volta do tabuleiro, gravavam-se três quadrados inscritos e algumas linhas a unir-lhes os lados ou uma grelha de quatro quadrados com todos os vértices unidos. Jogava-se com pedrinhas que cada jogador ia dispondo no tabuleiro até que as regras ditassem um vencedor. Desconheço quais a versão das regras usadas, porque poucos há ainda vivos que tenham disputado partidas nestes tabuleiros gravados na pedra, mas suponho que fossem semelhantes às do alquerque dos doze, ou alquerque dos nove, também conhecido por jogo dos moinhos, jogados em tabuleiros com estes desenhos. São tidos como antecessores do jogo das damas e as regras escritas mais antigas de que tenho notícia são as do livro do séc. XIII de Afonso X, o Sábio – Juegos diversos de Axedrez, dados, y tablas con sus explicaciones, ordenados por mandado del Rey don Alfonso el sabio.

Jogo dos moinhos
Jogo dos moinhos ou Alquerque dos nove

Encostado à muralha do castelo de Castelo Rodrigo, está um tabuleiro do alquerque dos nove ao lado de um pequeno tanque de granito tosco. Sobrou de alguma reconstrução e, sem espaço para os jogadores se sentarem, tornou-se apenas objecto decorativo. Muitos passam por esta pedra e não lhe dão valor algum.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Pelos caminhos de Portugal: Castelo Rodrigo”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Boa tarde gostaria de saber mais pormenores sobre o tabuleiro de jogo do moinho de Castelo Rodrigo.
    Já percorri a vila toda e mostrei a imagem que aqui tem e não consigo encontrar o local.
    seria muito útil localizar este jogo para a minha dissertação de mestrado, obrigado e aguardo uma resposta para ruitinaneto@iol.pt

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »