Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  08 2011

Medidas-padrão

Antes de se estabelecer o sistema internacional de pesos e medidas havia, naturalmente, necessidade de todos usarem os mesmos padrões para medir pesos e comprimentos.

Como as deslocações de vendedores e compradores não eram muito grandes, cada povoação tinha as suas medidas próprias, baseadas mais ou menos nas tidas como oficiais. Cada aldeia tinha o seu alqueire padrão de capacidade semelhante aos das aldeias vizinhas, mas que podia variar muito consoante a distância aumentava. Resistem ainda nas paredes dos edifícios mais mais antigos as medidas oficiais de comprimento de cada vila.

Côvado do Sabugal
Côvado oficial

Na Igreja da Misericórdia do Sabugal, do lado oposto ao da que é hoje a rua principal, uma velha pedra lavrada no séc. XIV, ainda com as cruzes templárias da época de D. Dinis, ostenta um côvado padrão com cerca de 66 cm – o côvado leonês. Côvados há-os de todos os tamanhos, e podem variar mais de 20 cm entre si, por isso era necessário que junto de cada mercado houvesse uma medida oficial. O mercado da Sabugal medieval era a poucos passos daqui.

O uso da medida leonesa justifica-se porque as terras de Riba-Côa, anteriormente pertença ao Reino de Leão, passaram para Portugal no reinado de D. Dinis com a assinatura do Tratado de Alcanizes.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »