Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2011

As hortas suburbanas

As hortas que foram nascendo em volta das grandes cidades são agora, cada vez mais, tema de notícia. A crise e a necessidade de poupar dinheiro levou os jornalistas a prestar atenção aquilo que muitos achavam a coisa mais natural do mundo.

Grande parte das hortas nasceu das mãos de quem emigrou para as cidades mas não era capaz de dispensar uns miminhos cultivados com carinho. da geração dos meus pais havia muito trabalhadores que chegavam a casa, calçavam umas galochas, agarravam num balde e numa enxada, e partiam para a horta instalada algures num terreno desocupado próximo. Havia alguns que levavam a horta tão a sério que sempre julguei serem agricultores a tempo inteiro.

Em certas profissões, como os condutores e cobradores da Carris no tempo em que os autocarros levavam ambos, parecia ser obrigatório ter uma horta. Talvez fosse esse o tema de conversa entre eles nas horas mais mortas. Todos os reformados da Carris que conheci, daqueles que usavam bigode e uma pasta pendurada ao ombro, passavam mais tempo na horta que em casa.

Infelizmente, grande parte das hortas suburbanas rapidamente acaba por se tornar um grande amontoado de lixo, com estores velhos e bocados de frigoríficos avariados a fazer as vezes de vedação e tambores ferrugentos para armazenar água. As hortas são bonitas, mas o que as cerca mete dó.

Hortas suburbanas
Lavoura mecânica nas hortas suburbanas

Como em tudo, em cada actividade há pessoas mais ou menos dedicadas. Nas hortas há quem passe dias a revolver o talhão das cebolas de sacho e enxada ou que faça a monda com uma tesoura das unhas e depois há os profissionais das hortas de fim-de-semana, que investem em tratores e arados para os seus trinta metros quadrados de batatal.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »