Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2011

Energias renováveis

A produção de energia hidroeléctrica em Portugal comemorou recentemente o centenário. A primeira central nasceu nas faldas da Serra da Estrela e por lá continua, discreta.

Na época, levantar uma grande barragem era impensável, principalmente devido ao custo e demora na construção. As barragens modernas armazenam grandes quantidades de água para produzir energia, trocando altura (energia potencial) por grandes caudais – indicadas para rios grandes. Quando o caudal não está disponível, usam-se turbinas de alta pressão ou de fio de água, que só funcionam com quedas maiores. As centrais da Serra da Estrela são deste último tipo, até porque a quantidade disponível de água não era muita – são indicadas para cursos de água regulares mas modestos.

Central da Ponte de Jugais
Central da Ponte de Jugais

A central hidroeléctrica da Ponte de Jugais é alimentada através de duas condutas que recebem água 230 metros mais acima. A enorme pressão permitiu que, em 1923, já se conseguisse gerar 3 MW de potência.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »