Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2011

Viva as tomadas supressoras de picos

A meio de um dia de trabalho começo a receber chamadas a torto e a direito por causa de uma falta de luz no prédio. Obrigações de adminstrador. Faltas temporárias de electricidade sempre nos afectaram. Estamos mesmo no fim da linha e se falta a montante, também ficamos às escuras. Geralmente a coisa resolve-se ao fim de alguns minutos e só torna a suceder passados uns meses.

Desta vez parecia ser mais grave. Ficou gente presa no elevador e alguém acabou por chamar os bombeiros. Com os bombeiros veio o INEM e com estes a polícia. O circo estava montado. Pelo meio veio o piquete da EDP para reparar o posto de transformação.

À medida que as chamadas se iam sucedendo, fiquei a saber do elevador, dos bombeiros e polícia, mas também das dezenas de electrodomésticos electrocutados ao longo da rua. Frigoríficos, televisores, máquinas de lavar e exaustores morreram com uma valente descarga no PT. Ao meu vizinho da frente nem a cabine de duche escapou. Na garagem, os motores dos portões não trabalham e, da primeira vez que se voltou a ligar o disjuntor, as armaduras das lâmpadas fluorescentes deram um espectáculo de arcos voltaicos.

Quanto a nós, bom, foi quase uma surpresa. Até à data, apenas uma extensão para ligar os carregadores de telefone parece ter o interruptor um bocadinho tocado. Tudo o resto estava ligado a supressores de picos que parecem ter feito o seu trabalho impecavelmente. Foi um bom investimento.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »