Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  09 2011

Pensão de má fama

Fora da muralha fernandina, desde as traseiras dos ministérios do Terreiro do Paço, passado pelo Chafariz D’El-Rei, Campo das Cebolas e até às ruas em volta da estação de Santa Apolónia, há uma Lisboa esquecida. Deixou de fazer parte da vida económica e social da cidade. O porto perdeu importância e até o transporte ferroviário de mercadorias é uma sombra do que era. Sobraram as ocupações de vão de escada e a miséria.

Cidade esquecida é cidade pobre, que se degrada em todos os aspectos e ganha uma reputação tal que afasta os desconhecidos. O melhor indicador da reputação de um bairro é a qualidade das suas pensões. Em zonas manhosas encontram-se pensões manhosas. Em zonas decrépitas, pensões a cair de velhas. Mas não é frequente encontrar hotéis de luxo nos bairros esquecidos de Lisboa.

Dormidas
Pensão decrépita

Nestas ruas da Lisboa esquecida ainda se encontram algumas pensões que talvez tenham sido respeitáveis ou dignas de recomendação. Hoje nem a porta podre esconde que esses dias já passaram.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »