Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

18  09 2011

As árvores tortas de Alfama

As zonas velhas das cidades não se conformam com as actuais linhas direitas que regem o planeamento urbano e a arquitectura. Não são apenas as ruas tortuosas ou as escadas que sobem e descem sem linha orientadora aparente, nem as soleiras que nunca acertam com a cota da rua, prova de que as tais escadas sobem e descem animadas por uma vida própria.

Árvore em Alfama
Alfama

Até as árvores que dão sombra às ruas mais largas quando as empenas não chegam para o fazer, não se conformam com as árvores idealizadas nos novos projectos. As árvores de Alfama não são como as fileiras de ridículos choupos verticais como soldados em sentido a montar guarda às fachadas dos edifícios modernos, nem como as árvores ao longo das avenidas que ostentam um corte à esquadria feito pelos autocarros. As árvores de Alfama são velhas, pequeninas e tortas. Não estão alinhadas com fachadas ou eixos de via. Estão lá e fazem tanto parte da rua como os seus moradores.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »