Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

23  09 2011

Os pombos decrépitos

O fim dos pombais no centro da cidade e o seu cada vez menor número nas periferias levou a que a população de pombos assilvestrados aumentasse muito. De aves estimadas passaram a praga e ganharam o epíteto de ratos com asas. A diminuição dos espaços onde podiam pastar – porque os pombos pastam como ovelhas – fê-los alimentar-se cada vez mais de lixo.

Para conseguir controlar o seu número, a Câmara Municipal de Lisboa começou a distribuir ração com anti-concepcionais, porque os pombos se reproduzem a velocidades estonteantes – outra comparação com os ratos. O número de borrachos decresceu dramaticamente. Em muitos bairros onde os pombos são alimentados, a população está reduzida a pombos adultos.

Pombos
«Quando passa o próximo comboio?»

Ao mesmo tempo, a colocação de espigões afiados em quase todas as estátuas e fachadas das zonas nobres, para evitar que os pombos lá pousem ou nidifiquem, provocou inúmeros acidentes. Raro é o pombo que não tenha pelo menos uma pata embotada em resultado de uma infecção.

Tudo isto levou a que os pombos de Lisboa pareçam cada vez mais decrépitos. Por um lado deixou de haver pombos novos, por outro lado os que sobrevivem estão velhos e doentes. Basta ir a uma praça da Baixa e ver como estão quase todos coxos e com a plumagem baça e desalinhada. Até o ritual de arrastar a asa atrás das pombas é ridículo quando feito por um pombo magro, sujo e que coxeia em cada volta.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »