Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  09 2011

Palácio de Queluz

Parece-me um pouco criminoso morar à vista do Palácio Nacional de Queluz e poucas vezes falar nele. Por vezes esquecemo-nos do que está perto e procuramos coisas interessantes fora de portas. Uma visita ao Domingo de manhã ainda é gratuita e só por um passeio nos jardins já valia a pena.

Foi neste palácio e no mesmo quarto que nasceu e morreu D.Pedro IV, depois de abdicar duas vezes a favor dos filhos e de ter sido Imperador do Brasil, a meio mundo de distância.

Mas isso é assunto para outras histórias. Hoje escrevo sobre um único painel de azulejos, porque há muito me apercebi que se o todo é interessante, deve-o aos pormenores.

O Corredor das Mangas, uma comprida sala cheia de janelas que une dois corpos do Palácio, está decorado com painéis de azulejos em tons de azul e amarelo. É uma decoração leve e com as janelas abertas para o jardim quase se acredita estar ao ar livre. Informam-nos na visita que datam do final do séc. XVIII e sobreviveram ao incêndio de 1934. Atribuem-nos a um conhecido ceramista da época, Francisco Jorge da Costa, mas os estilos diferentes fazem-nos acreditar que o mestre se dedicou a uns e pôs os discípulos a trabalhar noutros.

Alguns painéis apresentam um traço simples, com perspectivas distorcidas e personagens caricaturadas, mas outros são verdadeiras obras naturalistas, como o agricultor chinês da parede mais próxima da Sala dos Embaixadores.

Agricultor chinês
Agricultor chinês em Queluz

Curiosamente, a Sala dos Embaixadores foi das áreas que mais sofreu com o incêndio, tendo sido reconstruída na sua quase totalidade e não custa a crer que este mesmo painel tenha sido danificado e o seu restauro lhe tenha trazido um traço mais apurado. Mesmo assim, julgo que seja original.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »