Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2011

De bicicleta para o trabalho

Nas últimas semanas tenho aproveitado o bom tempo para ir de bicicleta para o trabalho. Já há muito que não o podia fazer e quase não me lembrava como é agradável. Uns poucos minutos de comboio e outros tantos a pedalar pela ciclovia do Campo Grande afora demoram muito menos que fazer só o campo Grande a pé.

A bicicleta pode não parecer o meio de transporte mais indicado para Lisboa, mas fora do centro há grandes avenidas quase planas. Na periferia, as ciclovias começam a fechar uma rede interessante que só é pena não ter continuação para outros concelhos.

Bicicleta abandonada
Bicicleta abandonada

As bicicletas eram bastante mais comuns há cerca de vinte anos, em especial no Ribatejo e Oeste. Depois as motorizadas ficaram mais baratas e muitos trocaram os veículos a pedal por algo mais rápido e menos cansativo. Grande parte das bicicletas acabou por enferrujar lentamente em garagens e arrecadações. Nas zonas menos habitadas, onde os amigos do alheio são menos comuns ou só se interessam por coisas vendáveis, as bicicletas foram morrendo encostadas a árvores e casas em ruínas. Foram esquecidas no dia em que a mota ou o carro novos chegaram.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »