Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2011

Necrópole de São Gens

O património arqueólógico do Concelho de Celorico da Beira não se fica pelos castelos ou antas isoladas. Há vestígios romanos e castrenses e também uma boa colecção de sepulturas antropomórficas.

Necrópole de São Gens
Necrópole de São Gens

Na freguesia de Forno Telheiro, quase à sombra de um penedo isolado de formas invulgares que se equilibra num barroco, temos a impressão de que alguém se ocupou a escavar banheiras no granito. Foi um trabalho de paciência, porque são fundas e algumas têm até um recorte para a cabeça do ocupante.

Necrópole de São Gens
Sepulturas

Dizem tratar-se de sepulturas, mas a falta de mais elementos e a própria localização um pouco errática das várias cavidades podem indicar terem feito parte de outros rituais esquecidos.

Duas coisas são certas: a primeira é a forma que sugere servirem para que alguém se lá deitasse, vivo ou morto. A segunda é que era gente de estatura comparável à da dos beirões de meados do século passado.

Provavelmente, com a excepção dos produtos importados das Américas, o regime alimentar e o tipo de trabalho no campo não seriam muito diferentes dos de há poucas décadas.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »