Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2011

Limas de Vieira de Leiria

Nos tempos em que a propriedade intelectual industrial não era guardada tão ciosamente, era comum que certas localidades se especializassem em determinados produtos. Alguém montava uma fábrica e os vizinhos imitavam o melhor que podiam. Muitas vezes a fábrica original começava com a cópia de uma máquina importada, que era desmontada e replicada peça por peça até que funcionasse. Foi assim que muitas indústrias começaram. Outras optaram por adquirir uma licença e um projecto – era mais caro, mas mais seguro.

Em Vieira de Leiria, diz-se, um ferreiro que acompanhava as tropas napoleónicas no princípio do séc. XVIII revelou o segredo de uma imbatível têmpera do aço a um português de quem se tornou amigo. Já se sabe que em Portugal todos são bem recebidos, até os inimigos. É uma história semelhante à da fórmula dos rebuçados peitorais do Dr. Bayard.

Este segredo da têmpera permitia endurecer o aço das armas em tempo de guerra e fazer limas que não se gastavam em tempo de paz. A indústria de limas nacionais de alta qualidade estava lançada.

faprilima

Muitas das pequenas fábricas de limas e ferramentas da região já fecharam. A cada vez menor procura e a concorrência de baixo custo (e por vezes de muito baixa qualidade) de outras paragens assim o ditou. As maiores resistem e diversificam os produtos. O curioso é que muitas destas se apegam à tradição, especialmente nos rótulos das caixas de limas.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »