Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2008

O Zé Dú zunga bwe

A figura do Presidente da República de Angola / Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos é omnipresente. o Mais-velho da nação aparece em cartazes um pouco por toda a parte, afixado pelos simpatizantes do MPLA, aparece no Jornal de Angola quando é publicado um discurso seu e vai aparecendo na televisão de vez em quando. No entanto, na maioria dos dias, nem damos por ele.

Sabemos que mora perto da fortaleza, no Palácio Presidencial, que não se pode fotografar. Ou se calhar até pode, mas a probabilidade de vir um senhor de farda pedir o pagamento de uma qualquer taxa por falta de autorização, é grande e não se arrisca.

Acontece que o JES (José Eduardo dos Santos, em abreviatura jornalística) não vive confinado aos muros do Palácio. De vez em quando sai de casa e vai dar uma volta. Como já conhece Luanda inteira, vai sempre para fora da capital. De avião, claro.

Nos dias em que vem à rua, Luanda enche-se de militares e polícias. Na Avenida Revolução de Outubro, que liga o centro da cidade ao aeroporto, surge não só um número anormal de polícias de trânsito, como também umas largas centenas de militares vestidos de camuflado. Todos ostentam um cartão cor-de-rosa ao peito. Alguns trazem granadas e todos têm a AK-47 em ordem de marcha. Outros trazem metralhadoras pesadas, dignas que um qualquer Rambo cinematográfico, com muitas caixas de munições. Pesam uma tonelada e, compreensivelmente, estão encostadas a um muro. Fazem cara de mau a todos os condutores que sequer pensem em empatar o trânsito. Do cimo dos viadutos e nos passeios fazem gestos para apressar as coisas.

Apesar de não serem polícias, mandam avançar nos sinais vermelhos e nas perdas de prioridade. E quem somos nós para discutir as subtilezas do código de estrada com um sujeito que sabe usar um pau-que-cospe-fogo?

O Zé Dú, como é também conhecido pelas pessoas, manteve-se afastado da campanha eleitoral até quase ao fim. Não apareceu nos tempos de antena e raramente discursou como Presidente do MPLA. Já no final da campanha, deixou o papel de árbitro do processo eleitoral para a Comissão Nacional de Eleições. Começou a aparecer nas inaugurações das grandes obras. Declarou-se jogador.

Nos cartazes espalhados um pouco por todo o país, a fotografia do Presidente da República é sempre identificada como Presidente do MPLA.

A propaganda eleitoral espalhada um pouco anarquicamente acaba por dar azo a situações curiosas. Na Ilha de Luanda, à volta do monumento da peixeira, havia umas largas centenas de fotografia do Presidente do MPLA. Não sei porquê, mas lembrei-me do Paulo Portas a fazer as visitas às lotas…

 
Interpretação angolana da obra mais famosa de Andy Warhol, a tal da Marilyn

Com as eleições a aproximarem-se, as viagens do Presidente da República de Angola tornaram-se mais frequentes. As do Presidente do MPLA também. O Zé Dú farta-se de viajar ou, como cá se diz, zunga bwe!

Um foi a Pequim, para os Jogos Olímpicos. O outro foi às Províncias. Ambos moram no Palácio Presidencial e viajam de avião. Tem sido um corrupio de fardas verdes ao longo da estrada. Dá a impressão de que ali estão todos os dias, tipo controladores, mas sem as cadeiras.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

8 respostas a “O Zé Dú zunga bwe”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Meu caro engenheiro, esta velha Europa já não importa de África apenas as bananas, etc. Importa também mentalidades e macacos. Claro que estas democracias estão gastas e velhas e parece que tudo lhe é permitido porque os outros ZÉS continuam serenos. Nós, por cá, também temos Zé Dú mas não um. Como não somos pobres, temos vários e zunga(m) bwe e não só pelas feiras o que não fica caro e ajuda à venda da hortaliça e anima a malta. São demasiado cosmopolitas. Enfim, é a vida(como dizia um nosso político). Já foi ao Centro Comercial? Que progresso! Um abraço do Francisco.

  2. Curiosamente vejo alguns pontos comuns com os nossos politicos, a inauguração de obras, o dinheiro gasto em campanha (que nunca é em benefício do povo), as viagens para fora e no fim governam os seus próprios interesses e nunca os interesses de quem os elege.
    Recordo o meu Prof. João Catarino numa aula de introdução ao direito que dizia “os politicos são todos iguais, quer sejam de um partido ou de outro” e disse mais “e eu se fosse politico era igual a eles”…

  3. Em Angola toda a gente zunga bué. Uns zungam de avião, de carros, topo de gama, vestidos pelos mais caros costureiros europeus, outros zungam em pés de chinelos, vestidos de pó, vendendo a vida. Somos todos iguais, mas uns são mais iguais do que outros.
    Lá, como cá, só mudam as moscas…

  4. Leio o seu blog religiosamente, estoua prestes a terminar eng civil e gostaria ir para Luanda, mas as baratas…Bem será que não tem alguma foto daquela mega mansão do Zedu, que vendo do google earth parece ter pista privada de avião? Adorava ver uma foto tirada da estrada…
    Continue a escrever é um prazer ler sempre que posso

  5. Luanda não será o local mais adequado para quem não gosta de baratas… ou de ratos… ou de mosquitos… ou de lixo!
    Já as fotografias do Palácio Presidencial são muito difíceis, se não mesmo impossíveis, de obter sem arriscar uma multa valente ou outros aborrecimentos…

  6. Meu medo é apenas barata, nada de rato ou mosquito ehehehe Fico imaginando como será a mansão e esperando que algum aventureiro se arrisque a tirar uma foto e colocar no google earth. Tudo de bom pra você.

  7. Oh Sr. Afonso lourenço e umas viagens a sãotome para passar uns fins de semana ou mini ferias para relaxar recuperar as energias, forças ja q ele trabalha imenso, sua excelencia jose eduardo não custuma ir?

  8. Sr. Afonso, hoje em dia não é só o Zé Dú que pára o transito para passar. Qualquer gato-pingado (motorista ou semelhante), dentro de um volvo do governo com cirenes, cria o maior embaraço no transito, que já é infernal, para poder passar!!! O sr. não sabe o nervos que me (nos) causa qq um destes anormais pensa que tem o “rei na barriga”!! E ninguém faz nada, como o sr. disse acerca das fotos, com medo de ser “retaliado”….

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »