Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  10 2011

Negócios da Nigéria

Quando um negócio é obscenamente proveitoso diz que é da China, em memória de outras épocas em que de facto o eram. Agora são negócios da China quase só para os chineses, mas tem de calhar a vez a todos. O certo é que o dito persiste.

Há outra categoria de negócios que tem reputação internacional, mas por motivos piores – os negócios da Nigéria. Os nigerianos especializaram-se em contos do vigário que envolvem doses iguais de cobiça e ingenuidade por parte dos vigarizados. A história mais comum centra-se na necessidade de fazer sair uma fortuna não declarada do país sem deixar grandes rastos. Essa fortuna pertence aos herdeiros de um ditador, é um pé-de-meia amealhado com os proveitos da corrupção ou tem qualquer outra justificação descabelada que até parece plausível em África. Já ouvi histórias mais estranhas em Angola que acabei por saber serem verdade.

Os burlões vão dando corda aos papalvos e adiantam ser apenas necessário pagar algumas coisas para desencadear o processo de transferência da fortuna. A contrapartida é poderem ficar com uma grande fatia deste dinheiro. O negócio termina assim que o dinheiro para as "despesas" chega à Nigéria e os herdeiros do príncipe congolês ficam incontactáveis.

Estas intrujices vivem de uma razoável discrição para não espantar as potenciais vítimas. Apesar de enviarem e-mails e faxes (porque estas vigarices nigerianas são antigas) para muita gente, é pouco frequente fazerem-no de forma mais aberta.

Até ao dia em que descobriram as redes sociais e preferiram chegar a muitos papalvos ao mesmo tempo do que tentar contactá-los um a um.

linkedin

Agora é um fartote sempre que abro a página da plataforma de serviços dedicada a África no Linkedin e descubro novas versões dos negócios da Nigéria. Os ingredientes principais estão todos lá: as contas bancárias chorudas, os lucros imensos e a necessidade urgente de investidores.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »