Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  10 2011

Pedaços isolados de passado

O abandono da agricultura e das técnicas pré-industriais transformou completamente a paisagem e a cultura. Alguns resquícios sobram aqui e ali, por vezes alimentados por carolice dos que não desejam ver a memória do que foi o seu presente num passado próximo desaparecer sem sequer um suspiro. Os ranchos folclóricos são uma das faces mais visíveis desse apego à cultura popular que foi substituída pela televisão.

As canções com que enquadram danças tradicionais são inspiradas nas que eram cantadas no trabalho dos ranchos (antes de se tornarem folclóricos) com o intuito de marcar o ritmo de trabalho e evitar o esmorecimento. Hoje parecem desligadas do mundo, sem o contexto necessário à sua completa compreensão, tal como um pedaço de cerâmica duma escavação arqueológica é incapaz de explicar toda a cultura que o gerou. Pedaços isolados serão sempre isso.

Na paisagem rural já faltam os animais. Alguns foram substituídos por tractores, mas muitos foram tiveram o mesmo destino das terras – o abandono.

Mesmo assim, aqui e ali, e geralmente nas aldeias onde os mais novos têm idade para esperarem ser bisavós em breve, vão-se encontrando os últimos burros. Quando estes ou os seus donos morreram não serão susbtituídos (nem uns nem outros).

Burro
Um dos últimos

Para serem usados como animais de trabalho já começam a ser demasiado velhos. Os burros também devem ter as queixas da idade e sonhar com o tempo em que saltavam de pedra em pedra sem depois ficarem doridos. Mas, acima de tudo, faltam agora os albardeiros que saibam fazer albardas e arreios à medida de cada animal. Foi um dos pedaços de passado que não sobreviveu, logo a começar porque ninguém ganha a vida fazendo uma albarda a cada década.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »