Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  10 2011

Moinhos e geradores

Os moinhos de vento fazem parte da paisagem da região Oeste. Cada monte tinha um ou mais exemplares. Agora têm um ou mais ruínas, salvo casos isolados.

Mas os tempos mudam e muitos partilham o horizonte com uns primos esguios que os fazem parecer anões – as eólicas. Os geradores eólicos são demasiado grandes e estão demasiado isolado para termos a verdadeira noção do seu tamanho.

Moinhos e geradores
Moinhos e primos

A percepção do seu tamanho chega-nos quando podemos compará-las com algo conhecido de escala humana. Descobrimos, com alguma surpresa, que a nacele que protege o gerador é maior que um moinho de dois andares com capelo e velas incluídas.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Moinhos e geradores”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. De manhã ao olhar pela janela eles são a primeira coisa que avisto.
    À noite dou-lhes sempre uma olhadela, gosto das cores das luzes de sinalização. Vantagens de ter uma varandinha com vista para a serra da Lousã.
    Os moinhos de vento já são uma raridade, por isso temos que nos contentar com os eólicos,que também vale a pena serem vistos. Outros tempos, outros ventos!!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »