Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2011

Remate com forma e função

Certas correntes do desenho arquitectónico defendem que forma sem função é inútil e quantos menos rabicoques se fizerem, melhor. Levando essa linha de pensamento às últimas consequências, obtém-se edifícios cúbicos de betão armado e tijolo à vista. Construção mais barata e só forma com função. Basta ver os subúrbios de Lisboa e descobrimos milhares de exemplos desta pobreza de desenho.

Felizmente que há muitos bons arquitectos que sabem perfeitamente que esta aproximação contabilística do desenho é estúpida. Há formas que são necessárias para equilibrar os edifícios, mesmo que a sua função não seja aparente.

Cinema São Jorge
Pala do terraço

O velho cinema São Jorge é um bom exemplo de uma forma depurada, cheia de linhas direitas que sugerem apenas função. No entanto, o terraço é rematado com uma cobertura assente em esteios.

Para que serve? Uns dizem que para nada, porque é estreita e apoiada na cornija, não protege ninguém do Sol ou da chuva. Na verdade, a sua única função é terminar harmoniosamente o edifício, suavizando a transição da parede para o céu. É uma forma cuja única função é ter forma.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »