Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  11 2011

Operação insegurança

Os programas de televisão americanos que retratam a actuação das forças de segurança, sejam elas polícia ou corpos de intervenção, mostram sempre intervenções desproporcionadas em termos de brutalidade e aparato. O bom polícia tem a mão pesada e acha que só se perdem as que caem no chão. O bom polícia nunca faz operações discretas – entra para partir tudo e, de preferência, com muito aparato.

Infelizmente, esta mentalidade está contagiar a polícia portuguesa. Uma operação STOP já não se limita a um ou dois polícias na berma da estrada a "pentear" o trânsito. Agora tem esses dois polícias com as braçadeiras vermelhas a pedir documentos e mais uma vintena de caçadeira em riste junto das carrinhas do corpo de intervenção.

Esta demonstração de força pode fazer bem ao ego da corporação, mas dá a impressão de que se vive num clima de insegurança tremendo. Nem em Luanda, cidade famosa pela sua insegurança, vi este aparato em situações normais. As vezes que a guarda presidencial saía à rua não contam.

Não me custa mostrar os documentos do carro. Controlos deste tipo, infelizmente são necessários, mas já não me sinto tão confortável quando tenho de o fazer com uns marmanjos a segurar uma caçadeira apontada na minha direcção. Já que mais não seja, deixa-me desconfiado das intenções de todos os outros condutores. Afinal de contas, se as caçadeiras são necessárias, deve ser por bom motivo.

Mostrar força desproporcionada gera insegurança. Gera medo de sair à rua. Gera instabilidade e ânimos exaltados de quem não é, mas é tratado como criminoso. Já dizia António Aleixo:

Sei que pareço um ladrão,
Mas há muitos que eu conheço
Que, sem parecer o que são,
São aquilo que eu pareço.

Não precisamos de polícia americana, bruta e irresponsável. Precisamos de polícia que saiba transmitir segurança.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »