Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

20  11 2011

E que se plantem flores

Assisti recentemente a uma interessante reportagem da Al-Jazeera acerca da Somália, mais concretamente sobre o papel do novo presidente da Câmara de Mogadíscio e do seu esforço para reconstruir a cidade e lutar contra a insegurança.

Centra-se na preparação de um festival de música e folclore para que as pessoas sintam que a normalidade está a voltar. Reservou às mulheres um importante papel, ao considerá-las o garante de uma paz duradoura.

Exactamente porque a normalidade é algo que não interessa às facções armadas que controlam grande parte da cidade, houve um ataque ao festival que resultou em vários mortos e feridos. No entanto, nas horas que antecederam o ataque, os participantes sentiram-se como nos tempos de Siad Barre, quando as coisas não eram perfeitas, mas funcionavam e não morria gente nas ruas desta forma.

Flores
Flores

De toda a reportagem, retenho em especial o comentário de uma mulher acerca da instalação de iluminação pública numa avenida: «Isto não pode parar por aqui. É preciso levar a luz ao resto da cidade. E que se plantem flores, para que tudo volte ao normal.»

É uma poetisa.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »