Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

23  11 2011

Selos de molduras

As molduras são hoje uma espécie de pronto-a-vestir para fotografias que se compram feitas em qualquer supermercado. Os tamanhos padronizados destas molduras servem para as coisas banais, mas causam grandes dores de cabeça a quem não tem a fotografia ou pintura exactamente do formato regulamentar. Ainda há quem faça molduras por medida, claro, mas raramente sabemos ao certo onde.

Há muitos, muitos anos, as molduras eram todas feitas por medida. E à mão. Casas especializadas na arte de emoldurar apareciam quase sempre perto de fotógrafos, mas foram fechando uns e outros à medida que molduras de tamanhos normalizados feitas em massa inundavam o mercado e a película era abandonada pelos fotógrafos.

Cada casa, como hoje ainda acontece, colava nas costas da moldura uma identificação da loja. Quando se retira um quadro da parede, há sempre a curiosidade mórbida de espreitar-lhe para as costas. Enquanto o curioso aprecia o acabamento da moldura, aproveita-se para publicitar os serviços.

A Moldura Moderna
A Moldura Moderna

Infelizmente, as melhores molduras são as que duram mais. Quando, finalmente, alguém as vira para lhes espreitar as costas, quase sempre se depara com o nome de uma casa que fechou há décadas.

Casa das Molduras
Telefone de cinco dígitos

Algumas estão tão desactualizadas, com números de telefone curtíssimos e endereços referidos a ruas que mudaram de nome, que nem sequer se lhes pode cheirar o rasto. Fizeram em tempos uma boa moldura e depois… desapareceram.

A etiqueta de moldura que mostro, da Casa das Molduras, é seguramente anterior a 28 de Maio 1956, altura em que a Rua Alves Correia, assim chamada a partir de 1913 para homenagear um impulsionador do regime republicano, se voltou a chamar Rua de São José, o seu nome original. O número 207 já não existe sequer.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Selos de molduras”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Hoje foi publicada no facebook esta imagem de outra etiqueta, de uma loja do Porto, a Santos & Irmãos, que, felizmente, ainda está em funcionamento! A etiqueta data de 1912!

    Segue o link:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471185142965685&set=a.351976721553195.83414.351959474888253&type=1&theater

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »