Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

24  11 2011

Ferramentas novas

Julgo que a melhor lição que retenho do meu pai tenha sido a de saber quando se deve construir uma ferramenta para uma ocasião especial.

No nosso último grande projecto de carpintaria, uma porta, houve a necessidade de fazer um pequeno canal na borracha – a peça que proteje da chuva a parte de baixo da porta. Para a dimensão da peça não se justificava comprar uma goiva ou uma tupia, pelo que construímos uma pequena plaina com um ferro improvisado com um pedaço de verguinha temperada a maçarico. A borracha ficou perfeita.

Recentemente, precisei de comprar uma tupia. Na verdade precisava de duas, uma de bancada e outra de mergulho. Como o orçamento só esticava até à mais barata, optei pela de mergulho, mais versátil. Com algumas adaptações ao método de trabalho, consegui acabar o projecto só com esta.

Mas agora tenho entre mãos um outro projecto, um pouco mais ambicioso, no qual a tupia de mergulho seria demasiado complicada de usar. Seriam demasiadas guias e grampos para a conseguir utilizar decentemente. Precisava de uma tupia de bancada, mas isso estava claramente fora de qualquer orçamento.

A única solução à vista era imbuir-me do espírito de construtor de ferramentas, meter mãos à obra e transformar a tupia que já tenho numa de bancada. De preferência de borla. Julgo que consegui.

Mesa de tupia
Mesa da tupia em posição de regulação de profundidade

Em cerca de meio dia construí uma pequena mesa para apoiar sobre a bancada de trabalho. É toda feita de sobras. As pernas e a guarda da fresa são sobras de madeira de outros projectos. O tampo é uma porta de armário estragada e os lados são feitos com a madeira de uma palete deitada fora por um vizinho cá do bairro. O interruptor é estanque porque era o que estava à mão e a tomada era a que estava na bancada de trabalho. Umas dúzias de parafusos de tamanhos variados seguram as peças e a tupia e completam a obra. Se um dia destes estiver para aí virado, ainda lhe dou uma lixadela e duas demão de verniz.

Faltam-lhe alguns requintes das mesas compradas, como uma regulação da profundidade de corte sem ter de se voltar o tampo, mas isso virá com o tempo. Para já, tem as funcionalidades necessárias para continuar o outro projecto e, ainda por cima, posso dizer mal de quem a fez sem sentir qualquer peso na consciência.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »