Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

28  11 2011

Cinema Caleidoscópio

Sempre conheci o edifício Caleidoscópio como livraria. Mais umas pequenas lojas com poucos clientes preenchiam o espaço, mas era a livraria que me enchia as recordações.

O original painel de azulejos em relevo perto da porta sempre me pareceu um pouco deslocado para decorar um centro comercial tão modesto. Só depois de descobrir que tinha sido um cinema que viu os seus dias áureos em pleno PREC.

Estava justificado o painel. Era da época em que uma ida ao cinema ainda era um evento cultural, ao invés de uma sessão de degustação auditiva das pipocas do vizinho.

mural
Painel do Cinema Caleidoscópio

Por alguma força miraculosa, sobreviveu às bexigas apertadas dos clientes da discoteca ao lado e escapou incólume à brigada das tintas e rabiscos que assola os espaços públicos.

Sempre que vejo estas obras de arte incluídas na arquitectura não deixo de pensar no que terá acontecido nas últimas décadas. Os arquitectos só se preocupam com as grandes linhas, com a maquete apresentável, com os materiais escolhidos no catálogo. Para onde foi o cunho pessoal, a obra de arte encomendada para a fachada?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »