Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  12 2011

Periquitos-de-colar

Há cerca de uma vintena de anos, avistámos um bonito pássaro de aspecto exótico a sobrevoar o quintal. Era um grande periquito verde e julgámos ter fugido de alguma gaiola. Pássaros daqueles não são espécie nativa destas paragens.

Por outro lado, os bicos-de-lacre também não o são e adaptaram-se maravilhosamente ao clima deste nosso cantinho vindos lá das áfricas. Durante os anos seguintes, os avistamentos de periquitos verdes aumentaram na zona. Comprovadamente, o periquito desgarrado era assilvestrado ou, mais provavelmente, completamente selvagem.

Periquitos-de-colar
Periquitos-de-colar

Numa visita aos jardins do Palácio de Queluz, descobri que nos talhões mais esquecidos, onde as ruínas das estufas se escondem pelo meio de vinha virgem e sebes de buxo desgrenhadas, um velho aeromotor enferrujado serve de ninho a uma colónia destes grandes periquitos verdes.

Descobri que são periquitos-de-colar selvagens que se adaptaram ao nosso clima, tal como muitas outras espécies de pássaros exóticas, havendo várias colónias estáveis no litoral centro. Algumas das quais no centro das cidades. Como curiosidade, já são conhecidos como aves de gaiola desde a Antiguidade.

Periquitos-de-colar
Periquitos-de-colar

É também curioso que procurem abrigo quase sempre nos grandes eucaliptos, outra espécie exótica. Os periquitos-de-colar não são originários da Austrália como algumas outras espécies de periquitos. São endémicos das florestas tropicais africanas e indianas. Mas há que admitir, as longas penas da cauda fazem um excelente conjunto com as folhas do eucalipto.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

8 respostas a “Periquitos-de-colar”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. olá , estou aqui em Luanda esperando avião para Lisboa, vim do Cuando Cubango tenho que esperar até terça ás 22 horas para embarcar muito tempo portanto para andar por aqui na net, pois na cidade não tenho coragem , descobri os interessantes comentarios do seu blog , vou ver se compro o livro. um abraço

  2. estes piriquitos são muito vulgares nos jardins publicos de Barcelona, os adeptos do Espanhol equipa de futebol ,tem mesmo a alcunha de piriquitos mas não sei porquê. um abraço.

  3. Muito lhe agradeço pelo interesse demonstrado. Um abraço.

  4. Lindos pássaros….abraços

  5. Tenho um piriquito destes, embora o nome dele seja outro que de momento não me lembro, gostaria de saber como são os seus ninhos e que tamanho têm.

  6. Limito-me a observá-los a voar pelas redondezas, mas, pelo que sei, dão-se bem em muitos tipos e tamanhos de ninhos. Tal não é de estranhar, já que se adaptaram tão bem a todo o mundo.

  7. Desde que tenho girasóis no meu quintal,(Senhora da Hora-Matosinhos) aparecem todos os dias para comer as sementes. É um casal de periquitos lindissimo, muito barulhento e já os consegui fotografar.

  8. Impressionante a alguns dias apanhei um piriquito destes no meu quintal” acredito que esteve em cativeiro já que se esta a habituar bem na gaiola.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »