Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

01 2012

Próximo passo: instalar o gerador

Nas últimas semanas tenho-me convencido que os caluanda é que estão cheios de razão. Um depósito de alguns milhares de litros em casa faz todo o sentido e quaisquer incómodos que gere são muito mais facilmente suportáveis do que não ter água.

Desde que começaram as obras no final da rua que as faltas de água têm sido constantes. Na mesma semana há duas e três roturas que implicam cortes de várias horas e os dias seguintes a baixa pressão.

Fico com a impressão de que a retro-escavadora que está no estaleiro serve exclusivamente para prospecção de águas e suspeito seriamente que a lança seja controlada por um vedor experiente munido de uma vara de salgueiro bifurcada. «Aqui há água. Podes cavar! Olha, afinal era outro cano. Vamos tentar ali à frente.»

Durante uns dias temi pela conduta de gás, mas apanharam primeiro a tela de aviso e salvou-se. Ou se calhar a varinha não reage ao gás natural.

Entre a semana anterior ao Natal e o início do ano a obra parou. A água não faltou e estávamos convencidos que já tinham terminado as obras na rede de esgotos. Afinal estavam de férias e arranjaram maneira de nos cortar a água logo pela manhã. Querer lavar os dentes e não ter água faz-me sentir umas certas saudades dos depósitos azuis cheios de lama (e outras coisas que nem queremos saber). Onde poderia instalar um?

Pelo andar da carruagem, qualquer dia olho pela janela e vejo coisas como o prédio do Kinaxixi, com janelas de cada tamanho, dezenas de tubos de esgoto a descer pela fachada e outras tantas dezenas de cabos eléctricos de puxadas ilegais a fazer o percurso oposto. Se as obras continuarem por mais uns meses, temos todos de pensar seriamente no gerador e começar a pedir orçamentos para desviar os esgotos para as fachadas.

Bairro Jamaica, no Seixal
Bairro Jamaica

Para os vizinhos que não sabem o que os espera, mando-os não a Luanda, que é longe, mas ao Seixal, logo na outra margem do Tejo. Por lá há uns quantos edifícios nesse estado. Parecem o que são, guetos verticais. É o bairro Jamaica, que só aparece nas notícias pelas piores razões.

 

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Próximo passo: instalar o gerador”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Adorei o blog…informações e organização muito boa.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »