Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

18  01 2012

O tal projecto

Durante grande parte de Setembro, Outubro e Novembro, consegui voltar ao ritmo de um artigo diário. Ou, pelo menos, tentei andar perto desse ritmo. Mas depois… depois acabou-se o tempo livre. O Aerograma não ficou esquecido, mas só tem recebido artigos novos a cada semana. Como de costume, há uma série de rascunhos a meio que poderão ser promovidos, mas em data incerta.

Um novo projecto surgiu no horizonte e com uma data limite para entregar. Já por aqui mostrei bocadinhos do trabalho de aprendiz de marceneiro. Uns perguntaram-se se andava a construir um baú, outros se era uma cadeira de "sumapau". Andavam enganados.

A verdadeira razão do projecto prende-se com uma novidade cá em casa que chegou sob a forma de dois risquinhos azuis. Vamos ser pais daqui a uns meses e, mesmo antes de nascer, a criança já me toma o tempo quase todo.

Resolvi estrear-me na paternidade construíndo a primeira cama da descendência. As lições do meu próprio pai ajudaram-me, mas houve muito que tive de reaprender.

A cama
Confirma-se que não é um baú

Para a estrutura principal, usei tábuas de lambrim, cavilhas de madeira e um único parafuso – a minha vergonha. Foi para isto que construí a mesa para a tupia. Sem ela, ainda agora estaria de volta de guias e batentes para fazer os rasgos onde tudo encaixa.

A cama completa
Com grade e estrado

Para a grade perdi a preguiça e resolvi fazer espigas e respigas como manda a ordem. É certo que demorei mais para terminar a grade do que para desenhar, fazer e montar a restante estrutura. Mas ficou bonita e a obra feita deixa-me feliz.

Falta fazer as gavetas – ou as prateleiras, dependendo da preguiça – que vão fechar as duas aberturas em baixo, e um estrado de ripas onde assentar o colchão. Para aproveitar os dias mais curtos em que não se pode dar avanço ao resto, há que encerar e polir tudo.

Entretanto, se tudo correr bem, hoje ao final do dia vamos saber se é moço ou moça.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

7 respostas a “O tal projecto”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. muitos parabens!
    a caminha ficou linda, grande trabalhão!

  2. Parabéns pela cama, ficou bem jeitosa! Amanhã já estarás na loja a comprar tinta azul ou cor-de-rosa…

  3. Pelo contrário. A cama vai ser só encerada. A primeira camada já tem o lustro puxado e tudo.

  4. Ah, deixas a coisa flexível já a pensar no próximo?! 🙂

  5. Não posso deixar de fazer votos de que tudo corra pelo melhor e os parabéns pelo bom trabalho. Felicidades!

  6. Mtos parabéns Afonso!

  7. É nisso que dá. Andei gazeteando a leitura do Aerograma e cheguei atrasada para saber das boas novas.
    Parabéns!
    Muitas felicidades a toda a família.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »