Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11  05 2012

Com Fé em Deus e a doutrina de Salazar

De vez em quando encontramos perdido por esses recantos de Portugal verdadeiros anacronismos que, pela lei das revoluções, deveriam ter sido saneados, quebrados ou escondidos. Estes foram apenas esquecidos.

Perto de Mafra, numa pequena povoação localizada no fim de uma estreita estrada e, portanto, a caminho de nenhures, há uma singela lápide que se enquadra nesta categoria.

Foi descerrada por ocasião da inauguração de uma nova fonte e lavadouro. Ostenta uma declaração de fidelidade ao regime de Salazar, na altura em que o General Humberto Delgado se candidatava à Presidência da República.

Lápide da fidelidade ao regime
Com Fé em Deus e a doutrina de Salazar

Ainda mais curioso que esta prova de fidelidade ao regime, é a própria data inscrita. Foi precisamente na véspera, no dia 10 de Maio de 1958, que o General Humberto Delgado proferiu a famosa frase «Obviamente, demito-o!».

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Com Fé em Deus e a doutrina de Salazar”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Além da fidelidade a Salazar, esta lápide testemunha um outro aspeto da mentalidade da época: o humilde (para não dizer humilhante) «testemunho de gratidão» ao presidente da Câmara. É certamente um resquício do caciquismo que durante séculos lavrou em Portugal e que no tempo da “outra senhora” ainda estava bem vivo em muitas terras.

    O curioso Penedo de Lexim fica muito perto desta aldeia, não é verdade? Ou esta é outra Mata Grande?

  2. É exactamente essa Mata Grande. O Penedo do Lexim emoldura-lhe o horizonte oriental. O caciquismo ainda está bem vivo, com os presidentes das câmaras a gozarem de um estatuto imerecido por todo o lado.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »