Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  04 2012

À MAC eu devo muito!

Acho uma ofensa a todos os cidadãos o fecho da MAC. Quando temos uma casa feita que funciona bem e presta os melhores cuidados médicos em obstetrícia, cuidados neonatais e até em diagnóstico pré-natal, desfazê-la apenas por interesses económicos/políticos é criminoso.

Eu e a minha irmã gémea nascemos na MAC há 34 anos. Na altura podia-se decidir onde se dava à luz e a minha mãe tomou essa opção ainda sem saber que estava à espera de gémeos, nem que naquele estabelecimento tinha reunidos os melhores especialistas (já naquela altura). Mesmo a médica que seguiu a gravidez da minha mãe e que não trabalhava na MAC disse-lhe que ali ia ser bem atendida porque ali havia bons especialistas. A minha mãe não teve razões de queixa e tudo correu bem. Claro que desses dias não tenho lembrança, mas confesso que sempre que passo à porta da MAC há um sentimento difícil de descrever ao pensar que foi ali que tudo começou para mim… é, sem dúvida, um sítio de referência.

No final do ano passado fiquei grávida, que notícia maravilhosa, íamos ser pais no final de Maio de 2012. O que sempre desejei ia agora concretizar-se… Tudo corria bem, até que na ecografia morfológica feita no final de Janeiro deste ano foi detectado um problema muito grave no coração do bebé.

Por se tratar de um caso muito grave foi encaminhado para a MAC (local onde não pertenço, nem a médica que me seguia). Infelizmente, o pior cenário foi confirmado ao fim de vários exames e opiniões de vários médicos da MAC (no diagnóstico pré-natal) a minha gravidez tinha de ser interrompida e tudo foi tratado na MAC (desde o diagnóstico, internamento e parto).

Desde o início de todo este processo, fui seguida por muitos bons profissionais de enfermeiros, a médicos e até auxiliares. Posso dizer que me senti tratada como filha e até irmã, fui ali tratada por gente com coração e muito profissional. Depois de tudo o que passei e apesar de ter sido uma situação complicada e difícil senti-me privilegiada por ter sido encaminhada para a MAC devido ao atendimento e à atenção e cuidados de todos.… À MAC eu devo muito!

Custa-me e corta-me o coração saber que querem fechá-la colocando em primeiro lugar os interesses económicos por oposição aos interesses das pessoas. Pensar nas pessoas (empregados e outros benfeitores) que ajudaram a construir aquela casa com donativos – em todo o edifício existem placas de bronze com nomes das pessoas que deram dinheiro – alguns talvez com algum sacrifício, suor e lágrimas que lutaram para que a MAC fosse realidade e hoje rapidamente se decida fechá-la esquecendo tudo o que a MAC tem feito em prol da diminuição da taxa de mortalidade em Portugal, o trabalho desenvolvido nos cuidados neonatais, na gravidez de alto risco, no diagnostico pré- natal, um local onde grande parte da população lisboeta nasceu, nasce e que gostaríamos que continuasse a nascer.

Assine quem puder a petição e se puderem associassem-se às manifestações do pessoal da MAC, temos uma palavra a dizer ao não encerramento da MAC.

Acerca do autor

2

Nascida na Maternidade Alfredo da Costa, no belo ano de 1977. Auditora financeira de profissão, envia aerogramas da metrópole para Angola.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »