Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  05 2012

Mar tropical das Berlengas, Estelas e Farilhões

As Berlengas são um dos melhores locais de mergulho em Portugal. A água é límpida e os peixes não se contam pelos dedos de uma mão, como é costume para os lados de Sesimbra. Como único inconveniente, só a temperatura da água, mas não é nada que faça dano se o fato for bom e se consiga suportar o primeiro choque.

Para a maioria dos visitantes, que apenas conhecem a Berlenga Grande, o seu farol e o forte de São João Baptista, o mergulho não lhes diz nada, mas se forem num dia bonito, em que a água ganha uma cor de esmeralda, são capazes de imaginar como será a vida subaquática.

Berlengas e Farilhões
Peniche, Berlengas, Estelas e Farilhões

É nesses dias bonitos que os passeios ao longo da costa a sul de Peniche são mais agradáveis. De um lado os terrenos do Jurássico, cheios de fósseis, que criam uma arribas às camadas. Do outro, o mar de uma cor impossível, com as Berlengas a rematar o horizonte. As ilhas, que ficam a quase dez milhas da costa, parecem estar ao alcance da mão, com uma deliciosa água tropical de permeio a convidar a umas braçadas.

Jurássico
Calcários, arenitos e areias

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »