Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2008

Ó não, outra vez embondeiros!

Já tenho falado muitas vezes dos patriarcas arbóreos de Angola. Dominam a paisagem, têm uma personalidade muito intrigante e tudo, mas não estou a ser justo para outro dos ícones de África.

Quem pensa em paragens tropicais, mais depressa se lembra das palmeiras do que dos embondeiros.

O seu ar desgrenhado, como quem acabou de acordar ou tem muitos remoinhos no cabelo chama a atenção. Estão para o embondeiro como a gazela está para o elefante.


As gazelas a fugir de quem se aproxima

Os seus troncos finos e flexíveis animam a paisagem com a mais pequena brisa. É engraçado ir ver o mar lavar a areia e sentir que as palmeiras acompanham o ritmo das ondas.

As palmeiras, tal como os embondeiros, também têm serventia para a vida humana. Não servem só para dar uma sombra rala ou animar o horizonte. Os frutos permitem fazer o óleo de palma – que seria da muamba sem as palmeiras? – e as folhas podem servir para os telhados das casas à beira-mar, na falta de capim.

 
Crise existencial na adolescência

As palmeiras não dão só óleo de palma. Há muitas espécies diferentes. Umas dão tâmaras, outras dão côcos, outras dão frangos assados. A sério, foi um feiticeiro que mo assegurou!

Como não são umas árvores muito esquisitas e crescem em terrenos arenosos e salobros, é costume vê-las à beira-mar, onde já não se dão outras árvores.


Um fruto muito apreciado das palmeiras é o postal-ilustrado

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Ó não, outra vez embondeiros!”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. É lindo esse fruto postal-ilustrado.
    Quanto aos outros frutos, vou passar a estar atenta à nossa mini-palmeira, talvez um dia destes dê, quem sabe, um pinto assado.
    Enquanto espero que o pinto nasça e asse, vou pensando noutras ementas, não vá o feiticeiro ter-se enganado.
    Bons feitiços e bons frutos para ti.
    Palmares de abraços.

  2. Bem visto sim senhor, faltava um post dedicado às palmeiras.
    E agora com essa revelação surpreendente acabaram-se as filas para os frangos do jamor a partir de hoje estão numa palmeira perto de si.
    Obrigado pelo bonito postal ilustrado.

  3. Gostei muito deste post e fechou-o com “chave d’ouro”… O contra-luz está lindissímo!!! Muitas palmas para as suas palmeiras.

    Maria

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »