Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  09 2008

Lobito

A algumas horas de viagem para Sul, a caminho de Benguela, fica um dos maiores portos de Angola, o Lobito.


Na ponta da Restinga

A Restinga do Lobito tem uma orientação semelhante à da Ilha de Luanda, mas as comparações ficam-se por aí. Os edifícios do tempo colonial demonstram que a zona mais exclusiva do Lobito era esta.


Um dos monumentos mais curiosos

As casas são todas bastante grandes, mesmo para os dias de hoje e os pormenores arquitectónicos revelam cuidados adicionais.


Anos 50

A cidade colonial não está tão degradada como Luanda. A menor pressão humana é dos factores principais.


Marca do passado

Angola é uma cápsula do tempo. As construções novas são muito poucas e a cada esquina surgem exemplos da arquitectura que marcou uma época. Os painéis de azulejos, as as decorações das fachadas, as varandas e os remates são pequenos pormenores que distinguem a época.


Motivos da terra

A zona escapou à guerra. Nunca foi um local estratégico do ponto de vista militar. Isso explicará a ausência das marcas de guerra que se fazem notar noutras cidades.


Uma varanda agradável

Nem todos os edifícios escaparam. Há alguns telhados que desistiram e ruíram. Os materiais das casas neste estado começaram a ser reciclados e hoje em dia sobram apenas as paredes. Mas já começaram as obras de reconstrução na maioria deles.


O abandono também existe


Anos 50

Nalguns recantos, apenas um pormenor contemporâneo nos traz de volta à actualidade, tal como uma antena parabólica no quintal.


Mais uma varanda agradável

Tal como aconteceu em Luanda, os monumentos coloniais foram saneados. As estátuas foram removidas e os pedestais passaram a servir de pouso aos pombos. Hão-de ser ocupados.


Pedestal vazio

A igreja à entrada da restinga aparenta ter sido recuperada recentemente. Tal como o resto da cidade, a sua arquitectura marca uma época.


Igreja recuperada

Já a caminho do centro da cidade, abandonando a restinga, vemos alguns dos sítios emblemáticos que acrescentam colorido às histórias dos retornados.


Tamariz do Lobito

O casino aparenta ainda funcionar.


Cine-teatro Impérium

As actividades culturais do cine-teatro foram retomadas e o edifício está a ter utilização, ao contrário de muitos exemplos por todo o país.


Cinema Califórnia

O cinema Califórnia parece estar habitado, mas não sei se mantém a actividade.


Arquitectura do Estado Novo

Aquilo em que mais reparamos é na relativa ausência de lixo nas artérias principais da cidade.


Quase parece outra época (clique para ver o original)

Há edifícios que estão num estado tal, que nos fazem crer ter entrado numa máquina do tempo. Um pouco mais perto descobrimos que os últimos quarenta anos não passaram sem deixar marca.


Chapas nas janelas, cicatrizes das máquinas de ar condicionado, infiltrações

Já na cidade, a vida decorre como decorria. Os cafés mais conhecidos continuam a ser locais de encontro e têm um ambiente descontraído.


Café que faz lembrar um barco

A cidade não tem só moradias. No centro há alguns prédios mais altos, com fachadas características. Em Lisboa ainda há alguns parecidos.


Avenidas Novas, ou Lobito

Nalguns recantos voltamos a ter a sensação de ter entrado no estúdio de cinema onde se vai filmar um filme de época.


Marcos de correio e padrões de eras passadas

Os edifícios mais importantes, como sejam os edifícios públicos ou as igrejas são exemplos típicos da arquitectura do Estado Novo com a sua monumentalidade, tentam mostrar a grandiosidade do Império. Uma fórmula importada da Alemanha.


Porta da Sé do Lobito

Outros edifícios, bem mais discretos, são também representativos da sua época.


Uma bomba de gasolina do tempo do colono

Outra coisa que ficou do tempo do colono, foi a publicidade nos telhados. Lojas e fábricas ostentavam os seus letreiros, para serem vistos ao longe. Os negócios fecharam. Os donos partiram. Os edifícios e os letreiros ficaram.


O whisky não devia envelhecer em cascos de carvalho?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

67 respostas a “Lobito”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Vivenda Maria Ester? Que bom recordar. Foi aí que cresci desde os meus 14 anos até casar, tendo vindo do Compão. Recordo os meus dias de férias em que só atravesava a estrada e passava os dias na praia com a malta amiga. Que belos tempos.

  2. É tão bom ver imagens linda duma cidade que vc ama tanto só de ver dá vontade de chorar de emonsão. visto que esta cidade é uma benção de Deus. não é por acaso que ela é tida como a sala de visita da República de Angola.

  3. Caros amigos José de Sousa e Victor, a Casa de Saúde Fidelidade Atlântica que ficava próximo do Cinema Restauração entre as ruas Serpa Pinto e Álvaro Ferreira, infelizmente foi demolida. Agora tem lá dois pequenos prédios com telhado cor de rosa, conforme se pode ver no google. A rua é perpendicular à rua Luciano Cordeiro.

  4. meu lobito meu lobito ,lobito la na minha banda ,ehehheh que Deus proteja tds lubitangas k xtao espalhados pelo mundo fora ,eh uma alegria ouvir comentarios lindos outros nem tanto acerka da nossa bela cidad eu nasci no lobito ao pe do tamariz enquanto miudo na altura eu ia passear ate a zona comercial no 28,e tambem fui jogador da casa pessoal do porto do lobito,joguei basketball fui o numero 12 ,estudei no bairro compao bjs a tds o lobito eh nsso paz e amor irmaos

  5. dsclp esqueci o meu nome vou dzr agora manos eu so o hamilton de jesus pimenta e serrano o proprio lubitanga d sangue e alma

  6. ja faz tempo k nao vou ao lobito ,qdo eu la for concerteza k vou dar uma volta d comboio e mastigar uma boa cana de açucar,vou tb a catumbela e dps vou subir ate bemguela e ver o meu povo sorrindo ……….nao quero mas falar xtou a chorar ai meu lobito ai nsso lobito ate qdo

  7. Exmo. Senhor
    Sou medico dentista português e gostava de trabalhar no Lobito. Por acaso sabe aquem me devo dirigir?
    Obrigado.

  8. Não me parece que este seja o local indicado para obter a informação que deseja.

  9. olá amigos, vivi no lobito no bairro do liro até aus 12 anos, sou filho do poliçia castelhano, viviamos na casa do sr maia, se alguem tiver fotos do bairro do liro gustaria de as ver ou alguem se lembrar da minha familia gustava de contactar com todos ,1 abraço a todos até lá.

  10. Saber sobre esta cidade através das suas fotos fez lembrar-me a minha infancia fortemente vivida numa casa `a beira mar plantada. Corri o Lobito inteiro e quero um dia voltar para rever a casa onde vivi. Com imensa pena, não consegui encontrar nenhuma foto da minha casa que ficava ao lado da delegacia de saúde, na Restinga.à fernte dela um esporão onde aprendi a pescar, e na areias que ladeavam esse esporão, sulcava a areia com o pé, fazendo aparecer as ameijoas que davam para a minha mãe fazer um estufado à “bulhão pato”….. Gostava de um dia encontrar essa foto se fosse possível.`e uma vivenda geminada; pela estrada estreita junto `a praia íamos ter ao hotel Términus, Igreja Nossa SRA da Arrábida, etc.
    Vi na Capitania , na baía do Lobito alguns bens e corpos boiando , depois do friendship ter caído no alto mar pensando o piloto tratar-se da pista do aeroporto, uma vez que àquela hora desceu uma neblina cerrada. O meu ouviu o inpacto da queda do avião e preparava-se para se dirigir ao Aeroporto. Ele foi o Director do Aeroporto do Lobito de 72 a 75. abraço a todos lobitangas.

  11. gostei muito das fotos boa estadia tambem gostava muito de encontrar o david jose quental cuja direção dele era a caixa postal nº 105 OBRIGADO POR TUDO.

  12. Gostava de rever o meu amigo que esteve comigo na tropa em CAVUNGO (Leste de Angola) em 1969 – 1970 de nome DAVID JOSE QUENTAL caixa postal 105 LOBITO. Será que alguem me pode dar a informação onde ele se encontra? MUITO OBRIGADO

  13. Olá, eu também nasci na casa de saúde do sindicato em Luanda e necessitava saber qual era a conservatória do registo civil para onde eles enviavam os pais para fazer o registo dos nascimentos, sei ainda que vivia na rua General Roçadas.

    Fico muito agradecida a quem me possa responder a esta questão, porque estou a tratar da Nacionalidade Angolana.

    Maria Kiffen

  14. Boa tarde

    Preciso contacto urgente do Sr. Carlos Manuel Moreira Castelhano, pois pelas informações que postou, conheço familiares no Lobito que procuram esta família.

    Meu contacto: 00244923542710

  15. Nasci no Lobito (Bairro do Compão) . Se tiver alguma foto da rua carlos Aprá, era lá que eu morava. Vim embora em finais de 75 com 14 anos. Deixo o meu email. correio_do_nuno@hotmail.com.

    Nuno

  16. Olá amigos,também nasci no Lobito, no Bairro do Liro, em 1972. Dos meus pais só ouvi maravilhas dessa linda terra! Ao sr Carlos Manuel Moreira Castelhano tenho a dizer que me parece que a sua família era muito amiga da minha, pois o seu pai foi testemunha de casamento dos meus pais. Tenho fotos 🙂 Se quiser entrar em contacto pode faze-lo tonia.ribeiro@sapo.pt
    Se alguém tiver fotos desse local também gostaria de ver. Abraço a todos

  17. Olá a todos! Não sou de Lobito, mas o meu pai e toda a família paterna é. Quero muito informações sobre a minha família. Não sei praticamente nada. Só sei que o apelido é Lima. O meu avó chamava-se Antonio Lima, casado com Emília Mumbanda. Tiveram 11 filhos (salvo erro!) não sei sequer em que parte eles viviam… mas tenho memórias de me falarem de terras da nossa família perto do rio Cunene. Não quero estar a falar à toa mas é o que tenho para partilhar. Se me pudessem ajudar eu rejubilarei de alegria!! Obrigado a todos

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »