Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12 2008

Mano-grande, o Big Brother de Angola

Um pouco depois das eleições legislativas angolanas, a fotografia do Presidente José Eduardo dos Santos começou a aparecer um pouco por toda a parte. Nos edifícios públicos já é costume ver uma fotografia emoldurada na parede, à laia de presidente do conselho, para velar pelos destinos da nação.

IMG_0330
Novos cartazes

Agora são cartazes gigantescos, todos com a mesma imagem seráfica do presidente acompanhada por um pequeno excerto de um discurso. Cada rotunda tem o seu cartaz. Cada cruzamento de estrada secundária também.

blog_012
Presidente dos Santos em cada esquina

Zé Dú espreita-nos os movimentos, com um olhar que nos parece seguir. Olho para os cartazes e lembro-me do livro mil novecentos e oitenta e quatro. Tento prestar atenção aos excertos dos discursos, mas acabo sempre por ler «O Zé Dú vela por ti».

blog_188
Zé Dú is watching you

A princípio, ainda me perguntei porque razão a figura do presidente andava por todo o lado. Mas depois de alguma reflexão, cheguei a uma conclusão simples: para o ano há eleições presidenciais…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

6 respostas a “Mano-grande, o Big Brother de Angola”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Não em admira tanto, num país onde cada nota do dinheiro local é um santinho eleitoral… Todas as notas têem a cara do Zé Du!!!

  2. A placa do Jardim do Pitéu também me chamou a atenção…

  3. Senão houvesse eleições e José Eduardo dos Santos não fosse candidato, para quê tantos cartazes? Deveriam é limpar o lixo que se vê por baixo de muitos deles.

  4. pior era o tempo em que o Lenine, o Marx, o Engels, a camarada Deolinda, o pioneiro Ngangula, me olhavam em cada esquina de Luanda

  5. Mas o Zédu não se vai recandidatar!!! Ou vai???

  6. Já não precisa. Agora quem se recandidata é o MPLA.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »