Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11  07 2009

Exorcizando fantasmas

Durante a depressão do Cacimbo, cheguei a temer a continuidade do Aerograma. Nada de agradável me ocorria para escrever acerca de Luanda ou de Angola. Parecia que tudo o que há de bom na cidade se escondia atrás do mau e irritante.

Cartaz anunciando tratamento para hemorróidas
O desconforto é grande

Analisando as estatísticas das palavras mais usadas nos artigos da altura, encontro Problemas, Dificuldades, Buracos, Lixo, Miséria. O Aerograma seguia por maus caminhos e era necessário mudar o estado de espírito, nem que fosse apenas para tranquilizar os fantasmas interiores, que não gostam de tanta visibilidade.

Seguindo os conselhos sábios de uma amiga, distribuídos logo nos primeiros dias em Angola, se não encontro nada de bom para escrever, mais vale não insistir. Esforcei-me por voltar a ver as coisas boas, a procurar os pequenos pormenores que se escondem no meio do lixo. Reconfirmei que as pequenas pérolas se escondem nas paisagens mais amplas e que o que enche os olhos nem sempre é o que enche a alma. E sei agora que as palavras podem faltar para descrever o palácio, mas haverá sempre alguma coisa para dizer acerca da pequena pedrinha que conta histórias num canto do jardim.

Depois de este pequeno esforço, dei por mim a escrever muito mais, num daqueles acessos em que poderia dizer que as letras tomaram o freio nos dentes e correm, loucas, por um caminho cheio de curvas e mistério. O número de artigos que deixou o limbo do rascunho e ganhou o estatuto de definitivo espantou-me e, coisa curiosa, cada vez menos imagens ilustraram histórias, talvez por sentir que seriam desnecessárias. Neste, achei que devia escolher umas apropriadas.

Cão a rebolar-se na areia de Cabo Ledo
Tenho inveja do cão

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »